Automobilismo

F1: Piastri deixa passar e Norris vence corrida de sprint em São Paulo

Australiano cedeu posição para o companheiro nas últimas voltas e McLaren garante dobradinha na prova curta do Grande Prêmio do Brasil; Verstappen foi punido após a bandeirada e ficou em quarto, enquanto Leclerc completou o pódio

A McLaren segue dominando o fim de semana do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Líder do mundial de construtores, o time inglês garantiu a dobradinha na corrida de sprint, nesta sábado (2/11), no Autódromo de Interlagos, com vitória de Lando Norris e Oscar Piastri em segundo lugar. O australiano largou na pole position, mas deixou o companheiro de equipe passar para tentar se aproximar de Max Verstappen na briga pelo título do campeonato de pilotos. O atual tricampeão terminou em terceiro, mas foi punido após a prova e caiu para quarto, enquanto Charles Leclerc herdou o lugar no pódio.

O resultado fez Norris diminuir em três pontos a diferença para Verstappen no mundial de pilotos. Com mais quatro corridas e uma sprint restando até o final da temporada, o holandês da Red Bull segue na frente com 367 pontos, enquanto o britânico da McLaren vem logo atrás com 323.

“Não estou tão orgulhoso assim, mas trabalhamos bem como equipe. Agradeço ao Oscar pela ajuda. Nós fizemos o que tínhamos que ter feito e eu agradeço a ele, a toda a equipe. Estou ansioso e otimista para a classificação”, comentou Norris.

Quem vê a dobradinha da McLaren não imagina a tensão que foi para obter o resultado. Largando na pole, Piastri abriu vantagem no começo e ficou a maior parte da corrida na frente do companheiro. A ordem da equipe era inverter as posições apenas na última volta, mas uma bandeira amarela seguida de safety car virtual (VSC) após a Haas de Nico Hulkenberg começar a ter fumaça antecipou os planos. Assim, o australiano deixou Norris passar restando três giros para a bandeirada.

Verstappen, que ultrapassou Charles Leclerc após muitas tentativas defendidas pelo monegasco, ainda tentou uma manobra para cima de Piastri, mas sem sucesso. A tentativa de ultrapassagem, inclusive, virou motivo de investigação dos comissários da corrida para analisar se a ação aconteceu quando o VSC ainda estava ativado. Após a prova, foi aplicada uma punição de 5 segundos para o holandês por estar acima do delta de velocidade (índice para controlar a velocidade). Assim, o piloto da Ferrari assumiu o terceiro lugar e completou o pódio.

O restante da zona de pontuação, que vai até o oitavo colocado na sprint, teve apenas uma alteração em relação ao grid de largada. Sergio Pérez, da Red Bull, foi quem mais subiu no pelotão e terminou em 8º, com direito a ultrapassagem em Liam Lawson, desafeto no GP do México. Carlos Sainz (5º), George Russell (6º) e Pierre Gasly (7º) também somaram pontos. Já Lewis Hamilton, xodó da torcida brasileira, manteve o 11º lugar e não teve muito brilho na pista.

Os pilotos retornam à pista ainda neste sábado, às 15h, para a classificação da prova principal. Depois do encerramento das atividades, está programada uma homenagem a Ayrton Senna, na qual Hamilton vai pilotar a McLaren MP4/5B utilizada pelo brasileiro no título mundial de 1990. Já a corrida oficial será no domingo (3/11), às 14h, com transmissão da Band, BandSports e F1 TV.

Confira o resultado final da corrida de sprint

1. Norris (McLaren) – 1:17:485
2. Piastri (McLaren) – + 0.593
3. Leclerc (Ferreri) – + 5.656
4. Verstappen (Red Bull) – + 6.497 (considerando os 5s de punição)
5. Sainz (Ferrari) – + 7.224
6. Russell (Mercedes) – + 12.475
7. Gasly (Alpine) – + 18.161
8. Pérez (Red Bull) – + 18.717
9. Lawson (RB) – + 20.773
10. Albon (Williams) – + 24.606
11. Hamilton (Mercedes) – + 29.764
12. Colapinto (Williams) – + 33.233
13. Ocon (Alpine) – + 34.128
14. Bearman (Haas) – + 35.507
15. Tsunoda (RB) – + 41.374
16. Bottas (Sauber) – + 43.231
17. Zhou (Sauber) – + 54.139
18. Alonso (Aston Martin) – + 56.537
19. Stroll (Aston Martin) – + 57.983
20. Hulkenberg (Haas) – Não completou

Mais Lidas