Em entrevista coletiva após a vitória do Palmeiras sobre o Atlético Goianiense, no Estádio Antonio Accioly, a casa do adversário, neste sábado (23/11), o técnico Abel Ferreira disse que agora faltam “três batalhas”.
“E a mais importante é a próxima, contra uma equipe brilhante”, disse Abel, elogiando o Botafogo.
“Eles têm um treinador excelente e grandes jogadores”, comentou.
A vitória por 1 a 0 sobre o time goiano pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro foi magra, mas suficiente, pois garantiu os três pontos que levaram o Verdão ao topo da tabela. Afinal, o Botafogo empatou com o Vitória no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, obtendo apenas 1 ponto. Assim, ambos estão com 70 na tabela, mas o Palmeiras tem mais vitórias (21 a 20).
“Hoje foi uma ‘final’. Se não ganhássemos não adiantaria de nada”, disse Abel.
O jogo entre o primeiro e o segundo colocados no Brasileirão será na terça-feira (26/11), no Allianz Parque. Começa às 21h30 (de Brasília) com enorme expectativa. Afinal, vai colocar frente a frente os dois times com mais chance de título.
Abel Ferreira pergunta sobre São Pedro
O jogo deste sábado teve gramado pesado por causa da chuva. E o assunto não passou em branco na entrevista de Abel Ferreira. O treinador português, inclusive, perguntou o nome do padroeiro que protege contra o mau tempo no Brasil. “São Pedro”, responderam os jornalistas.
“Rezei pra que o campo resistisse minimamente bem”, declarou.
Até a próxima partida, os atletas do Palmeiras terão apenas um intervalo bem curto para descanso.
“O mais importante é recuperar os jogadores, temos dois dias, tivemos três jogos seguidos”, afirmou Abel.
Abel: ‘Cada jogador é um mundo’
O técnico fez questão de agradecer aos torcedores – que “foram calorosos tanto no hotel como aqui (no estádio)”. Assim, ele disse que o time vai precisar muito do apoio de sua torcida e ressaltou – como costuma fazer – a importância do aspecto psicológico dos jogadores, que sofrem cobranças com a “obrigação de ganhar”.
“Jogadores não são máquinas. Eles têm emoções, inseguranças, medos, alegrias. Cada jogador é um mundo”, declarou.
Abel Ferreira disse que nenhuma equipe – “nem mesmo o Manchester City” – consegue uma regularidade no desempenho o tempo inteiro. Ele disse que chega a pensar que todas as equipes são niveladas, mas as melhores acabam sendo as que têm maior preparo emocional.
“O psicológico conta muito nos momentos decisivos. É a resiliência que faz uma equipe melhor do que outra”, disse, enfatizando a resiliência do Palmeiras.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.