O novo formato da Liga dos Campeões da Europa volta à ativa após o fim da Data Fifa e o retorno do futebol de clubes. Nesta terça e quarta-feira, o principal torneio interclubes do Velho Mundo presenteia o fã do futebol internacional com mais 18 partidas. Serão nove em cada diária. O principal destaque fica com a reedição da última final da competição. Às 16h da primeira jornada, o Real Madrid recebe o Borussia Dortmund, no Santiago Bernabéu, com transmissão da TNT Sports e do serviço de streaming Max.
O clube Merengue tenta revigorar os ânimos depois de perder para o Lille, na última rodada. Em território francês, acabou superado por 1 x 0. Na primeira rodada, porém, venceu o Stuttgart por 3 x 1. Portanto, um novo triunfo será fundamental para que não hajam complicações na busca pela classificação direta ao mata-mata, como um dos oito primeiros colocados.
Já o time alemão chega ao confronto como um dos sete clubes com 100% de aproveitamento. As duas vitórias nos dois jogos inaugurais vieram contra Club Brugge (3 x 0) e Celtic (7 x 1). Apesar do começo positivo do adversário, o Real Madrid poderá usar a favor o fato de ter levado a melhor no último encontro entre ambos. No primeiro dia do último mês de junho, Los Blancos garantiram o 15º título europeu da própria história ao vencer os auri-negros por 2 x 0, em Wembley, na Inglaterra, com direito a gol de Vinicius Jr.
“(...)O importante é estarmos unidos como equipe, sacrificando-nos uns pelos outros e dando o nosso melhor. Neste novo formato da Liga dos Campeões, o jogo de amanhã é muito importante, principalmente após a derrota contra o Lille. Precisamos vencer amanhã”, disse o goleiro belga Courtois, do Real Madrid, em coletiva de imprensa.
O outro grande confronto da rodada também colocará frente a frente espanhóis e alemães. Às 16h de quarta-feira, também com transmissões de TNT Sports e Max, o Barcelona recebe o Bayern de Munique, no estádio Olímpico LLuís Companys, em Montjïuc. Penta e hexa campeões do torneio, respectivamente, catalães e bávaros têm os dois melhores ataques das cinco principais ligas da Europa. Com 39 gols em 12 partidas, o lado azul e grená lidera. Com 37 bolas na rede em 10 partidas, os germânicos ficam atrás, mas lideram quando o assunto é média por partida.
Assim como o Real Madrid, ambos possuem uma vitória e uma derrota até aqui. O Barcelona foi superado pelo Monaco, na estreia, por 2 x 1. No compromisso seguinte, venceu o Young Boys, da Suíça, por 5 x 0. O Bayern começou bem, com goleada por 9 x 2 sobre o Dínamo de Zagreb, da Croácia. Na segunda rodada, perdeu para o Aston Villa, por 1 x 0, na Inglaterra. Por se tratarem de duas equipes do pote 1, uma vitória para qualquer um dos lados pode ser de grande importância na busca pela classificação.
A jornada da vez ainda trará outros confrontos interessantes. Às 13h45 de quarta, Brest e Bayer Leverkusen se enfrentam na França. A dupla proporá um duelo direto na ponta da tabela, haja vista que ambos possuem seis pontos e 100% de aproveitamento. Outro dos líderes, o Liverpool visita o RB Leipzig, na Alemanha. O Manchester City recebe o Sparta Praga, na Inglaterra. De volta à terça, a Juventus recebe o Stuttgart em Turim, e o Paris Saint-Germain enfrenta o PSV Eindhoven, da Holanda, em Paris.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br