“A Seleção jogou muito fora do Brasil quando poderia ter jogado mais aqui. Poderia ter usado também mais jogadores do Brasileirão”. A frase acima é de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, um mês após a queda do escrete Canarinho diante da Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022.
Menos de dois anos depois, esta é a atual realidade. Afinal, muitos jogadores nacionais começaram a frequentar mais vezes a Seleção Brasileira após o último Mundial.
Desde que Tite deixou o comando, 30 jogadores que atuam no Brasileirão vestiram a Amarelinha. Aliás, 19 deles apenas com o técnico Dorival Júnior. No grupo que treina nesta semana no CT do Palmeiras, em São Paulo, são seis: Weverton (Palmeiras), Fabrício Bruno e Gerson (Flamengo), Alex Telles, Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo).
Aliás, o time que mais serviu jogadores para a Seleção Brasileira neste período foi o Palmeiras, com seis atletas, seguido pelo Botafogo com cinco e o Flamengo com quatro. Contudo, Dorival Júnior garantiu após a última convocação, que não existe uma predileção por alguma liga no mundo.
“Estamos observando todo e qualquer atleta, independentemente do continente que esteja. Ele pode chegar, ter uma sequência e será avaliado a todo instante e momento. Estamos tentando ser o mais assertivo possível na definição de nomes”, disse Dorival.
Assim, o Brasil segue trabalhando no CT do Palmeiras até esta quarta (09/10), quando à tarde embarca para Santiago. Afinal, na quinta (10/10), às 21h, enfrenta o Chile, pela nona rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Confira todos os convocados no pós-Copa que atuam no Brasileirão
Palmeiras (Weverton, Murilo, Veiga, Rony, Estevão e Endrick)
Botafogo (Perri, Adryelson, Luiz Henrique, Igor Jesus e Alex Telles)
Flamengo (Fabrício, Gerson, Ayrton e Pedro)
São Paulo (Rafael, Lucas e Pablo Maia)
Athletico (Bento, Mycael e Vitor Roque)
Fluminense (Nino e André)
Atlético-MG (Arana e Paulinho)
Vasco (Léo Jardim e Andrey)
Cruzeiro (William)
América-MG (Arthur)
Corinthians (Yuri Alberto)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br