Agora é decisão! 90 minutos, 51 anos e um jejum de uma década separam o Botafogo da semifinal de Libertadores. Nesta quarta-feira (25) – às 21h30, no Morumbis, contra o São Paulo -, para dar mais um passo rumo à Glória Eterna, o Glorioso terá de superar uma desconfortável tendência. Em duelos eliminatórios de Copas, quando o time alvinegro não vence em casa, na ida, cai na volta. Depois de um placar zerado no Estádio Nilton Santos, o Mais Tradicional só leva a classificação se triunfar nos 90 minutos ou nos pênaltis. Adversário nas quartas de final, o Tricolor terá que pagar o alto preço deste enredo.
Este tabu acompanha o Botafogo há nove duelos de mata-matas, incluindo uma Libertadores com o mesmo score da primeira partida contra o São Paulo (veja mais detalhes abaixo). Em oito destes insucessos, a Estrela Solitária se despediu da competição com derrota, único resultado que não interessa aos cariocas. São 15 gols sofridos e apenas dois marcados. Houve, neste recorte, somente um empate.
A última vez que o Botafogo inverteu este paradigma foi em setembro de 2014. Nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Fogão perdeu para o Ceará por 2 a 1, no Engenho de Dentro. Na Arena Castelão, porém, o troco veio com requintes de crueldade. O Glorioso obteve a vaga com uma virada espetacular por 4 a 3. O ex-zagueiro André Bahia balançou redes aos 50 minutos da segunda etapa. Na época, o número de gols fora de casa pesava no critério de desempate.
Bons presságios
Curiosamente, também na Terra da Garoa, no mês passado, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, o Botafogo confirmou outro padrão. Só que, desta vez, favorável: o de avançar toda vez que triunfa, como mandante, na ida. Assim, são 13 eliminatórias consecutivas logrando êxito. Quatro, aliás, na Copa Libertadores, incluindo três campeões do torneio pelo caminho.
Ainda em São Paulo, o Botafogo do técnico Artur Jorge já encerrou um jejum importante nesta temporada. Em junho, ao derrotar o Corinthians por 1 a 0, na Neo Química Arena, venceu pela primeira vez em Itaquera e interrompeu uma sequência de 12 anos sem bater o Timão como visitante.
Artur Jorge minimiza estatísticas
Não é somente o Botafogo que tem o fardo de um retrospecto negativo. O São Paulo não vence o Botafogo há quatro anos. E Artur Jorge? Como o treinador bracarense do Botafogo lida com estes dois históricos tão distintos e um quadro tão complexo?
“Realizamos um belíssimo jogo (no Nilton Santos). Como treinador, estou satisfeito e repassei aos meus jogadores. Naturalmente, o resultado foi frustrante. Ficamos desiludidos, pois a nossa exigência é sempre maior. Temos, então, mais um jogo para buscar aquilo que queremos. As quartas de finais não são definidas na primeira metade. Mantenho a mesma ideia. Teremos uma eliminatória difícil. Aquilo que é estatístico, vamos esperar o segundo confronto. São fatos. Porém, cabe a nós sermos mais eficientes e competitivos”, matutou.
Hora de mudar, Botafogo!
Agosto de 2024 – Oitavas de final da Copa do Brasil – Botafogo 1 x 1 Bahia – Queda com uma derrota por 1 a 0, fora
Agosto de 2023 – Quartas de final da Copa Sul-Americana – Botafogo 1 x 1 Defensa y Justicia (ARG) – Queda com uma derrota por 2 a 1, fora
Outubro/novembro de 2020 – Oitavas de final da Copa do Brasil – Botafogo 0 x 1 Cuiabá – Queda com um empate por 0 a 0, fora
Abril de 2019 – Terceira fase da Copa do Brasil – Botafogo 1 x 1 Juventude – Queda com uma derrota por 2 a 1, fora
Julho de 2019 – Oitavas de final da Sul-Americana – Botafogo 0 x 1 Atlético-MG – Queda com uma derrota por 2 a 0, fora
Setembro de 2017 – Quartas de final da Libertadores – Botafogo 0 x 0 Grêmio – Queda com uma derrota por 1 a 0, fora
Agosto de 2017 – Semifinal da Copa do Brasil – Botafogo 0 x 0 Flamengo – Queda com uma derrota por 1 a 0, fora
Setembro de 2016 – Oitavas de final da Copa do Brasil – Botafogo 2 x 5 Cruzeiro – Queda com uma derrota por 1 a 0, fora
Outubro de 2014 – Quartas de final da Copa do Brasil – Botafogo 2 x 3 Santos – Queda com uma derrota por 5 a 0, fora
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.