O Santos encara o Botafogo-SP nesta quinta-feira (19/9), às 21h30, na Arena Nicnet, pela 27ª rodada da Série B, do Campeonato Brasileiro. Esta será a terceira vez que os times se encontram em 2024. Mas o último encontro serviu para acender o alerta no Peixe e no técnico Fábio Carille.
Pela oitava rodada da Série B, as equipes se enfrentaram no primeiro turno e em momentos distintos. O Santos era o líder absoluto da competição, com cinco vitória em sete jogos e grande favorito. Já o Botafogo-SP era o lanterna, com quatro pontos e sem ter vencido até então.
O jogo aconteceu em Londrina, no Paraná, mas o Peixe era o mandante. A ideia da diretoria santista era aproximar o time dos torcedores que moram fora da Baixada Santista. Contudo, o Botafogo-SP surpreendeu e venceu o Alvinegro Praiano por 2 a 1. O revés, a partir daí, começou a ser usado como um exemplo para Fábio Carille.
Isso porque o Santos criou muitas chances naquela partida, mas não conseguiu converter em gol. Assim, Carille passou a utilizar o embate como exemplo para diversos momentos das equipes na temporada. Principalmente nas derrotas, como foi após o revés contra o Novorizontino.
“Contra o Botafogo-SP foi um jogo em que criamos mais que o adversário. Poderíamos ter jogado mais? Sim, mas fomos melhores e não conseguimos transformar isso em vitória. Momento para a gente ficar quieto, trabalhar mais, se acertar mais, para que o resultado seja melhor dentro de campo”, disse Carille, na época.
Santos mudou estratégia para restante de 2024
Além de servir como uma lição para Carille, a derrota para o Botafogo-SP também reformulou o pensamento que a diretoria tinha para o restante da temporada. Por exemplo, a ideia de Marcelo Teixeira, mandatário do Santos, era de levar as partidas da equipe mais vezes para longe da Vila Belmiro, para aproximar o torcedor que não mora na Baixada Santista.
Contudo, o deslocamento até Londrina foi considerado um erro por conta do desgaste. Além disso, o Peixe voltou do Paraná de ônibus e foi direto para Novo Horizonte, enfrentar o Novorizontino, onde também acabou saindo derrotado. O atacante Weslley Patati chegou a reclamar da viagem de seis horas e foi afastado do plantel na época.
Assim, após a derrota, a diretoria desistiu de mandar jogos longe da Vila Belmiro e o Santos começou a usar seu estádio em todos os jogos como mandante na Série B.
Além disso, a partida serviu para o Peixe voltar a janela de transferência com força. Após o jogo contra o Botafogo-SP, o Peixe emendou mais três derrotas em sequência, o que incomodou comissão técnica e diretoria. Assim, Marcelo Teixeira decidiu ir ao mercado no segundo semestre para reforçar o elenco para o restante da competição.
Agora, as equipes voltam a se enfrentar na Série B. O Peixe agora é o vice-líder e segue na caça do Novorizontino. Já o Botafogo-SP é o 13° colocado e quer se afastar da zona de rebaixamento.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.