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CBF notifica LiveMode por exploração de marca do Brasileirão; entenda

CBF notifica LiveMode por uso inapropriado de marca do Brasileirão

No último dia 30 de agosto, a LiveMode recebeu uma notificação extrajudicial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade acusa a empresa de mídia e marketing esportivo de exploração de propriedades comerciais relacionadas ao Campeonato Brasileiro em uma proposta comercial elaborada pela agência.

A CBF notificou a empresa após ter acesso ao material elaborado pela LiveMode para uma proposta comercial de patrocínio aos clubes que integram a Liga Forte União (LFU). O uso de marcas do Campeonato Brasileiro “sem a obrigatória e indispensável” autorização gerou a denúncia, que, para entidade, se caracteriza como ”ato de concorrência desleal” aos patrocinadores.

“Com extrema surpresa e indignação que essa Confederação tomou conhecimento do uso e exploração das marcas de sua titularidade comercial do Campeonato Brasileiro”. O trecho se refere à notificação enviada pela CBF após acesso ao material da LiveMode, encaminhado à entidade no dia 20 de agosto de 2024.

CBF cita ilegalidade em ação da LiveMode

A LiveMode tinha como objetivo apresentar o material em uma proposta de parceria comercial com a Betfair. A CBF, porém, flagrou ilegalidade no conteúdo ao visualizar marcas e emblemas do Brasileirão – que pertencem exclusivamente à entidade. Também havia imagens de ídolos e escudos de times da Libra (Liga do Futebol Brasileiro).

A CBF recebeu com o conteúdo com indignação e proibiu o uso de suas marcas por parte da LiveMode. Na notificação enviada à empresa, a entidade frisa que a determinação também tem vigência para Séries B, C e D do Brasileirão. O mesmo serve para outros campeonatos nacionais promovidos pela Confederação: Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Copa Verde, Copa do Nordeste e etc.

“Verifica-se, de maneira incontestável, flagrante ilegalidade na ação cometida pela empresa. (…) Sem a obrigatória e indispensável autorização prévia. Tampouco sem ostentar os poderes específicos e necessários para atuar na defesa dos seus interesses, da Confederação Brasileira de Futebol”, dizia um trecho do ofício divulgado pelo ‘Máquina do Esporte’.

O Departamento Jurídico da CBF pontuou, ainda, que a ação da LiveMode pode resultar em prejuízos financeiros e com reputação de imagem.

“A atitude da agência [LiveMode] pode, inclusive, ser enquadrada e caracterizada como ato de concorrência desleal aos importantes Patrocinadores desta entidade – e aos dos Clubes. Acarretando, pois, evidentes prejuízos, não só financeiros, mas também com repercussões negativas de reputação e imagem”.

A LiveMode não se manifestou oficialmente sobre o tema, mas recebeu um prazo de 24 horas para responder a entidade. Caso contrário, a CBF ameaçou tomar medidas judiciais contra a empresa.

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