A partida desta quarta-feira (11) contra o Athletico pela Copa do Brasil vale e muito para o Vasco. Não só pelos R$ 9,45 milhões que a CBF concederá ao classificado para a semifinal. Mas, também, pela chance de seguir vivo pelo título e de, então, entrar em uma seleta lista da competição.
Afinal, o Vasco é atualmente o sexto maior semifinalista da Copa do Brasil, com oito participações. Assim, caso conquiste a vaga diante do Furacão, subirá no ranking dos maiores semifinalistas do tradicional torneio, que existe desde 1989.
LEIA MAIS: Diretor explica movimentação do Vasco no mercado: ‘Ter responsabilidade’
O Cruz-Maltino já chegou a oito semifinais, avançando duas vezes para a grande decisão. Atualmente, somente Grêmio, Flamengo (ambos com 16), Cruzeiro (11), Palmeiras e Corinthians (ambos com nove) já estiveram na semi mais vezes que o Vasco.
Então, se o Gigante da Colina segurar a classificação após o 2 a 1 na ida, em São Januário, chegaria pela nona vez entre os quatro melhores da Copa do Brasil. Assim, se juntaria a Palmeiras e Corinthians na quarta posição dentre os líderes do quesito.
Confira os maiores semifinalistas da Copa do Brasil
- São Paulo (vivo) – 7
- Vasco (vivo) – 8
- Palmeiras (eliminado) e Corinthians (vivo) – 9
- Cruzeiro (eliminado) – 11
- Grêmio (eliminado) e Flamengo (vivo) – 16
O Vasco venceu a Copa do Brasil apenas uma vez em sua história. Foi em 2011, exatamente no último ano em que alcançou a semifinal. A coincidência fica por conta das quartas de final, já que o Cruz-Maltino avançou diante o Athletico (mesmo adversário de 2024) na edição em que saiu vencedor.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.