Pela primeira vez desde o fim da Eurocopa e da Copa América, no último mês de julho, o mundo da bola decreta uma pausa no futebol de clubes e reinicia mais um capítulo das apresentações de seleções ao redor do globo. Marcada para acontecer entre esta quinta (5/9), e a próxima terça-feira (10/9), a Data Fifa da vez contemplará diferentes competições para seleções de continentes distintos. Enquanto isso, tanto o Brasileirão quanto os campeonatos nacionais da Europa ficam parados.
O grande destaque é o retorno da Seleção Brasileira de Dorival Júnior à ação pela primeira vez desde a eliminação frente ao Uruguai, pelas quartas de final do torneio continental posteriormente vencido pela Argentina.
A Canarinho terá dois compromissos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Na sexta-feira (5/9), a equipe verde-amarelo recebe o Equador, às 22h30, no estádio do Coritiba, o Couto Pereira. Na terça-feira (10/9), o Brasil visita o Paraguai, em Assunção.
Além de confrontos das demais equipes na competição sul-americana, outro ponto a ser destacado é a disputa da Uefa Nations League, a Liga das Nações da Europa. Durante o período de tempo destacado, grandes seleções do Velho Mundo estarão em ação. Muitas delas, inclusive, se enfrentarão, como Itália x França, e Portugal x Croácia, França x Bélgica e Holanda x Alemanha.
A seguir, confira o melhor da Data Fifa de setembro:
Eliminatórias Sul-Americanas
O Brasil fará os dois jogos da parada da vez em busca de se aproximar das primeira posições da tabela. Atual dona da sexta colocação do torneio, a Seleção estaria classificada para a Copa do Mundo de 2026 caso as Eliminatórias já tivessem acabado. Porém, é de se concordar que a equipe de Dorival Júnior tem condições de registrar performances melhores e se desvencilhar das três derrotas sofridas nas últimas três derrotas.
Com 15 pontos, oito a mais do que o Brasil, a líder Argentina enfrentará Chile (em casa) e Colômbia (fora). Os Hermanos não poderão contar com a presença de Lionel Messi, com problema no tornozelo esquerdo desde a Copa América. Porém, chegam embalados pela conquista do torneio continental.
O Uruguai, segundo colocado com dois pontos atrás dos argentinos, se despede de Luis Suárez. O atacante do Inter Miami e maior artilheiro da história da equipe fará o último jogo a serviço da celeste diante do Paraguai, partida que acontece uma hora e meia antes do primeiro compromisso brasileiro. As boas performances na Copa América e nas próprias Eliminatórias, porém, serão combustível.
A Colômbia, vice-campeã do certame americano nos Estados Unidos, há dois meses, é a terceira colocada, três pontos atrás da Argentina. Los Cafeteros terão pela frente o Peru (fora) e os próprios argentinos (em casa). Veja todos os jogos da 7ª e 8ª rodada:
Sétima rodada
- Bolívia x Venezuela (quinta-feira, às 17h)
- Argentina x Chile (quinta-feira, às 21h)
- Uruguai x Paraguai (sexta-feira, às 20h)
- Brasil x Equador (sexta-feira, às 22h. Onde assistir: SporTV e TV Globo)
- Peru x Colômbia (sexta-feira, às 22h30)
Oitava rodada
- Colômbia x Argentina (terça-feira, às 17h30)
- Chile x Bolívia (terça-feira, às 18h)
- Equador x Peru (terça-feira, às 18h)
- Venezuela x Uruguai (terça-feira, às 19h)
- Paraguai x Brasil (terça-feira, às 21h30)
Uefa Nations League
A Liga das Nações da Uefa também está com duas rodadas agendadas para esta Data Fifa. A nova versão da competição, ao contrário das Eliminatórias Sul-Americanas, viverá os primeiros capítulos justamente a partir desta quinta-feira. A competição é dividida em três Ligas (A, B e C), e funcionam como espécies de divisões. É na primeira, porém, onde estão as principais seleções do Velho Mundo.
Atual campeã da Eurocopa, a Espanha é membro do Grupo quatro, junto de Dinamarca, Suíça e Sérvia. Na primeira rodada, enfrentará os sérvios, e na segunda, os suíços. O Grupo dois será o mais disputado. Por lá, estão Bélgica, França e Itália. A seleção de Israel será quem tentará correr por fora, já que apenas duas equipes se classificam à próxima fase.
Vale destacar, ademais, que os lanternas de cada grupo são rebaixados. Os terceiros colocados disputam um playoff para saber se sobem de divisão, ou se são rebaixados, a depender de onde se encontram. Enquanto isso, Portugal é membro do Grupo 1, e Alemanha e Holanda do Grupo 2.
Rebaixada para a Liga B na última edição do torneio, na temporada 2022/2023, a atual vice-campeã da Eurocopa, a Inglaterra, é a única seleção de grande porte presente na Liga B. Os ingleses estão presentes no Grupo 2, junto de Finlândia, Grécia e Irlanda. Veja alguns dos encontros mais aguardados das duas primeiras rodadas:
Primeira rodada
Portugal x Croácia (quinta-feira, às 15h45)
França x Itália (sexta-feira, às 15h45)
Alemanha x Hungria (sábado, às 15h45)
Sérvia x Espanha (quinta-feira, às 15h45)
Inglaterra x Irlanda (sábado, às 13h)
Segunda rodada
França x Bélgica (segunda-feira, às 15h45)
Holanda x Alemanha (terça-feira, às 15h45)
Suíça x Espanha (domingo, às 15h45)
*Onde assistir: Disney+, Canais ESPN e SporTV
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais