Paris-2024

Paralimpíada de Paris: Carol Santiago é ouro nos 50m livres da natação

Atleta da categoria S13 feminino vence concorrência e consagra como a atleta mais medalhada da história das Paralimpíadas para o Brasil entre mulheres, com cinco ouros

O posto de maior campeã Paralímpica da história do Time Brasil tem uma nova dona. Com a conquista do ouro na prova dos 50m livres da natação, pela categoria S13 do feminino, nesta segunda-feira (2/9), a pernambucana Carol Santiago se tornou na atleta mais condecorada do país na competição.

Com a quinta medalha de ouro, ela ultrapassou Ádria Santos, ex-atleta da categoria T11 do atletismo. O montante registrado por Ádria perdurou como uma marca a ser batida durante 20 anos.  

A conquista da vez foi a segunda condecoração de Carol na atual versão da Paralimpíada. Em Paris, ela já havia conquistado outro ouro, nos 100m costas S12. Para vencer, a agora bicampeã superou a concorrência da estadunidense Gia Pergolini e da italiana Carlotta Gilli.

As adversárias foram respectivamente, segunda e terceira colocadas. A brasileira registrou 26s75, enquanto as adversárias tiveram 27s51 e 27s60, respectivamente.  

"Essa é minha prova paralímpica, a gente estava bem preparada. Ainda bem, porque eu fiquei muito nervosa antes de entrar aqui. Eu só queria fazer minha melhor natação, e acho que poucas vezes nadei tão bem assim", disse ela, ao ge.globo. 

A pernambucana, vale destacar, levou três ouros para casa em Tóquio-2020. Ela foi campeã nos 50m e 100m livres, assim como nos 100m peito. Carol ainda disputará os 200m medley, os 100m peito e os 100m livre em Paris-2024. 

 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas