futebol brasil

STJD pede imagens ao Grêmio para apurar denúncia de racismo contra Carlinhos

Carlinhos foi alvo de racismo na Arena do Grêmio

Carlinhos foi alvo de racismo na Arena do Grêmio -  (crédito: Foto: Marcelo Cortes /CRF)
Carlinhos foi alvo de racismo na Arena do Grêmio - (crédito: Foto: Marcelo Cortes /CRF)

A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou ao Grêmio as gravações de áudio e vídeo da Arena. A entidade entende que elas podem ajudar na investigação da denúncia de racismo contra o atacante Carlinhos, do Flamengo. O clube gaúcho tem até cinco dias para ceder as imagens.

Carlinhos foi expulso aos 12 minutos do segundo tempo em lance com o zagueiro Kanneman durante a derrota do rubro-negro por 3 a 2. Na saída do campo, ele alegou ter ouvido imitações de macaco. Ainda no domingo, o Flamengo publicou uma nota de apoio ao atleta e cobrou a CBF. O rubro-negro, afinal, pediu que a entidade se posicione sobre o caso.

O STJD, aliás, ressaltou ainda que o Grêmio colabora com a investigação desde a denúncia. Na manhã desta segunda-feira, o clube afirmou em nota que identificou o torcedor. Ele, aliás, negou que teria chamado o jogador rubro-negro de “macaquinho”. Segundo o comunicado, disse ter falado “tá brabinho”.

Diante da possível controvérsia sobre as expressões usadas pelos torcedores, a Procuradoria solicita que o mandante de campo apresente provas. Além disso, outros elementos, afinal, que possam contribuir para a rápida elucidação dos fatos, conforme indicado em um trecho do ofício do STJD.

Veja o ofício do STJD:

“A PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA, por seus representantes infra-assinados, no uso de suas atribuições legais vem, por meio deste, em caráter de urgência, solicitar a disponibilização, no prazo improrrogável de 5 (cinco) dias a contar do recebimento deste Ofício, de gravações de áudio e vídeo relacionadas ao incidente ocorrido no dia 22 de setembro de 2023, durante a partida entre Grêmio e Flamengo, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena do Grêmio.

Conforme notícia amplamente divulgada na imprensa local e nacional, esta Procuradoria tomou ciência de alegado caso de injúria racial envolvendo o atleta Carlinhos, do time do Flamengo-RJ, após sua expulsão no início do segundo tempo da partida. Segundo o comunicado oficial do Flamengo, “o jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo Lance!. Ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho’”, fato controvertido pelo Grêmio que relata o emprego, por dois torcedores já identificados, da expressão “tá brabinho”.

Em face de possível controvérsia sobre o teor das expressões utilizadas pelos torcedores, esta Procuradoria requer que o mandante de campo apresente provas no sentido de esclarecer a natureza das expressões direcionadas ao jogador, bem como outros elementos que possam contribuir para a rápida elucidação dos fatos.

Consigna-se a destacada postura colaborativa adotada pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense até o presente momento, ao apurar a ocorrência, identificar os torcedores envolvidos e informar o iminente registro dos depoimentos perante as autoridades policiais. Além disso, o clube manifestou, por meio de nota pública divulgada no presente dia, o desejo de colaborar com a Justiça Desportiva e órgãos públicos para o adequado esclarecimento do caso.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Redação Jogada10
postado em 23/09/2024 19:18
x