Futebol americano

Eagles supera Packers no fim e vence primeira partida da NFL no Brasil

Em noite histórica com muitos touchdowns, público brasileiro acompanhou de perto a vitória de Philadelphia por 31 x 29 contra Green Bay; estreante do dia, Saquon Barkley dá show com três TDs

Jalen Hurts e o Philadelphia Eagles levaram a melhor no primeiro jogo da NFL no Brasil -  (crédito: AFP)
Jalen Hurts e o Philadelphia Eagles levaram a melhor no primeiro jogo da NFL no Brasil - (crédito: AFP)

São Paulo - Bem-vindo, football. Em noite histórica, o Philadelphia Eagles venceu o Green Bay Packers por 34 x 29 na primeira partida da NFL no Brasil, na Neo Química Arena, em São Paulo. Incentivados pelos gritos de “fly eagles fly” das arquibancadas, que receberam público de 47.236 mil torcedores, a equipe da Pensilvânia contou com três touchdowns do estreante Saquon Barkley e levou a melhor no confronto entre franquias tradicionais da Conferência Nacional (NFC).

No dia de celebração do futebol americano em solo verde-amarelo, a partida também teve um toque de Brasil. Os primeiros pontos da NFL marcados no país do futebol vieram em um chute, no field goal de 31 jardas de Brayden Narveson. Depois, o primeiro touchdown foi de Barkley, running back que anotou mais dois e somou 132 jardas totais, segundo melhor do jogo na estatística. Na frente dele esteve apenas o wide receiver Jayden Reed, autor de 171 jardas e um par de touchdowns.

O confronto de muitos pontos e trocas de liderança só foi decidido no final do último quarto, após o two minute warning (aviso de dois minutos, em português), quando Jake Elliott acertou um field goal de 21 jardas para aumentar a vantagem para cinco pontos. Com poucos segundos restando, o Packers tentou uma jogada salvadora, mas o quarterback Jordan Love machucou faltando 6 segundos no relógio e sequer fez parte da última jogada, quando o reserva Malik Willis tentou uma hail mary, mas foi derrubado antes por Zack Baun.

“Brasil, obrigado. Que atmosfera incrível para um jogo de futebol americano. Sentimos saudade dos nossos fãs no Linc (Lincoln Financial Field, estádio do Eagles), mas o Brasil, uau, era um clima de playoffs. Nós realmente apreciamos a hospitalidade e o apoio, apesar dos gritos terem sido um pouco mais altos do que eu queria quando os jogadores do Green Bay Packers entraram no campo (risos). Foi incrível”, agradeceu Nick Sirianni, head coach do Eagles.

A festa não ficou restrita aos momentos em que a bola estava em ação. Antes da partida começar, a cantora gaúcha Luisa Sonza fez as arquibancadas cantarem a plenos pulmões o hino do Brasil, enquanto Zeeba, estadunidense filho de brasileiros, foi o responsável pelo dos Estados Unidos. O momento ainda teve a presença das medalhistas olímpicas Rebeca Andrade, Beatriz Souza, Duda Lisboa e Rayssa Leal. No intervalo, foi vez de Anitta comandar o espetáculo, mas não empolgou tanto o público, que teve dificuldade de ouvir as músicas em razão da qualidade do som na Arena Corinthians.

“Um jogo da NFL não é só uma partida, é um espetáculo. Tudo aqui é lindo e bem feito. Você vê a animação da torcida, gente fantasiada, camisas de todos os times, é lindo demais. Ainda tem música, ola, fogos de artifício, o pacote completo. É uma festa do futebol americano. A gente merecia isso”, celebrou a veterinária paulista Michelle Dias, de 28 anos, torcedora do New England Patriots.

A partida

Não faltou emoção na partida do início ao fim. Quem começou recebendo a posse foi o Packers, que moveu as correntes pelo campo e chegou a anotar um touchdown, mas a jogada não valeu devido a uma falta. Depois, apesar de vestir branco e preto para honrar o Corinthians, o Eagles demorou a se sentir em casa na Neo Química e viveu momentos desastrosos no quarto inicial. Saquon escorregou na primeira jogada para perda de cinco jardas e na sequência Jalen Hurts errou o alvo e foi interceptado por Xavier McKinney.

Apesar de já estar no campo de ataque, Green Bay não conseguiu ser efetivo na red zone (últimas 20 jardas do campo) e precisou se contentar com um field goal de Narveson para anotar os primeiros pontos do jogo e da NFL no Brasil. O mesmo problema se repetiu após outro erro de Philly, dessa vez resultado de um snap (quando lança a bola por baixo das pernas para iniciar o lance) ruim que terminou em fumble de Hurts, mas a equipe do Wisconsin não conseguiu capitalizar e chutou mais um field goal para abrir 0 x 6.

Foi então que o Eagles entrou no jogo. Ou melhor, Saquon Barkley apareceu. Em uma campanha segura para abrir o segundo quarto, o time do técnico Nick Sirianni avançou 70 jardas no campo e terminou com um lançamento preciso de Hurts para o running back no canto esquerdo da end zone para anotar o primeiro touchdown em solo brasileiro. O que se viu depois foi um show de pontos em São Paulo.

O Packers respondeu na mesma moeda, em conexão entre Jordan Love e Jayden Reed para anotar um TD de 33 jardas e deixar o placar em 12 x 7 após tentativa falha de conversão de dois pontos. Em nova campanha longa, Philadelphia devolveu com Barkley, dessa vez correndo, mas então a dupla Love/Reed conectou outro passe, agora de 70 jardas, para seguir na frente. O Eagles ainda teve a chance de seguir a trocação, mas faltas não ajudaram e um field goal de Jake Elliott fez a partida ficar 17 x 19 para Green Bay antes do intervalo.

Quem demorou para voltar após o show de Anitta perdeu a sequência do lá e cá. Coom apenas 51 segundos, Jalen Hurts conectou com AJ Brown, que superou a marcação de Jaire Alexander e correu 67 jardas para outro touchdown. A resposta veio rápida, em 2:14 minutos, com bola de Love para Christian Watson que deixou a diferença em 24 x 26.

Foi então que as defesas finalmente mostraram a que vieram. Após três punts seguidos, o safety Reed Blankenship interceptou Jordan Love e colocou Philly em boa posição para a virada. Assim fez Barkley, que insistiu pelo chão em corridas consecutivas até entrar na endzone e fazer 31 x 26. Green Bay teve a chance de encurtar a desvantagem, mas Narveson errou um chute de 43 jardas.

Com o relógio já no último quarto, o cronômetro virou preocupação para ambas as equipes. Enquanto o Eagles prioriizava correr com a bola para gastar tempo, o Packers tentava ser mais veloz. A estratégia deu mais certo para o time “da casa”, que, mesmo após a segunda interceptação de Hurts na noite, para Jaire Alexander, e um field goal do adversário, conseguiu uma campanha que gastou mais de 7 minutos e terminou com três pontos nos pés de Jake Elliott para colocar o jogo em 34 x 29.

Green Bay ainda tentou o milagre com 22 segundos restando, mas, mesmo conseguindo chegar até o meio do campo, não conseguiu lançar a bola na endzone e ainda viu Love se lesionar após um tackle.

“Obviamente muito desapontado. Tivemos muitas oportunidades de vencer o jogo, mas não fomos bons o suficiente na red zone. No fim das contas, não pontuamos o bastante para vencer. Devemos dar os créditos à Philly, eles fizeram grandes jogadas. Temos muito o que resolver, foi um jogo desleixado da nossa parte”, avaliou Matt LaFleus, técnico dos Packers.

“Nós sabíamos que iríamos enfrentar um oponente duro e não facilitamos para nós mesmos no início do jogo (com os turnovers). A defesa nos cobriu e fez jogadas quando elas precisavam ser feitas. A linha ofensive foi ótima. Ainda temos muito a melhorar, incluindo eu mesmo, mas significa muito poder vir aqui, aproveitar a oportunidade e ser um dos primeiros times a jogar na América do Sul. Não apenas jogar, mas tomar conta da situação e vencer”, comentou Barkley.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 07/09/2024 00:47 / atualizado em 07/09/2024 11:02
x