MUNDO OLÍMPICO

Comitê Olímpico do Brasil confirma eleições gerais para 3 de outubro

Pleito será realizado no Centro de Treinamento da entidade, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro e definirá presidente, vice, membros e integrantes independentes do Conselho Administrativo. Candidaturas devem ser publicadas até 10 de setembro

A eleição definirá presidente e vice para o ciclo, entre 2025 e 2028. Hoje, o dono da caneta do COB é Paulo Wanderley -  (crédito: Rafael Bello/COB)
A eleição definirá presidente e vice para o ciclo, entre 2025 e 2028. Hoje, o dono da caneta do COB é Paulo Wanderley - (crédito: Rafael Bello/COB)

Rio de Janeiro* — As eleições gerais do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para definir os próximos representantes serão realizadas 53 dias após o fim da segunda melhor campanha do país em Jogos Olímpicos em número de pódios (20). O pleito foi convocado para 3 de outubro, no auditório Centro de Treinamento da entidade, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense. A convocação também foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A eleição definirá presidente e vice para o ciclo, entre 2025 e 2028. Hoje, o dono da caneta do COB é Paulo Wanderley. O potiguar radicado no Espírito Santo está à frente do Comitê desde 2017, quando era vice e assumiu o cargo após a renúncia de Carlos Arthur Nuzman, dono da caneta da entidade desde 1995 e condenado a 30 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Paulo Wanderley e o atual vice, Alberto Maciel, não lançaram oficialmente a candidatura. Eles têm até 10 de setembro para preencherem o requerimento do registro. Ex-vice de Paulo Wanderley, Marco La Porta encabeça a chapa com Yane Marques, medalhista de bronze do pentatlo moderno nos Jogos de Londres-2012.

Além da escolha para presidente e vice, serão definidos os próximos membros do Conselho de Administração e integrante independente do Conselho de Administração.

Todos os candidatos passarão por verificações de integridade e regularidade, realizadas por meio de uma empresa terceirizada e sob a responsabilidade da área de conformidade do COB. Os resultados desse processo serão submetidos ao Comitê de Integridade da entidade, vinculado ao Conselho de Ética.

*O repórter viajou a convite do Comitê Olímpico do Brasil

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 03/09/2024 12:53
x