A UEFA sorteou, na tarde desta quinta-feira (29), a ‘nova era’ da Champions League. A primeira edição do formato mais moderno da competição, que agora reúne 36 clubes, dividiu opiniões e causou dúvida em torcedores nas redes sociais. Contudo, apesar das dificuldades na compreensão do torneio, houve bastante aprovação às oito rodadas antes do mata-mata.
“Olha o tanto de jogo bom, ‘pô’. Esse novo formato da Champions é MUITO bom”, escreveu um torcedor no X, antigo Twitter.
Conforme mencionado, agora a Champions League terá duas rodadas a mais, totalizando oito, antes da fase mata-mata. O sorteio realizado nesta quinta-feira contou com auxílio de um computador para definir os jogos, e o calendário será divulgado no sábado (31).
Repercussão nas redes sociais
A predominância das opiniões aprovaram o novo formato da Champions League, principalmente pela quantidade de confrontos envolvidos. O que gerou desconforto em amantes do futebol foi justamente a dificuldade de compreensão das regras e suas divisões.
“Estou a meia hora tentando entender o novo formato da Champions”, disse uma argentina nas redes sociais.
O perfil ‘Sincerão’, por exemplo, também compartilhou a dificuldade na compreensão da nova Champions League. “A preguiça que eu estou de entender esse formato, bicho… estou perdidinho ainda”.
Em contrapartida, a definição dos confrontos encheu os olhos dos torcedores que aprovaram a mudança na configuração do torneio. Uns saíram em defesa da alteração no formato como forma de valorização à fase de grupos, enquanto os mais empolgados apostam que esta edição tem tudo para se tornar a ”maior Champions League de todos os tempos”.
“Esse formato novo da Champions League tem tudo para deixar a competição ainda mais legal. De tempos para cá, a fase de grupos tinha se tornado cada vez mais meio sem graça, agora parece que teremos emoções desde o início”, opinou um usuário do X.
Formato Champions League
Agora com 36 clubes envolvidos, a Champions League não contará com divisão em grupos pela primeira vez em sua história. O sorteio desta quinta-feira (29) definiu apenas os confrontos da primeira etapa da competição, que valerá uma classificação para os times em disputa.
A tradicional fase de grupos da Champions League se tornou ”fase de liga” nesta edição. Dividiram-se os clubes em quatro potes com nove times em cada, sem que times do mesmo país se enfrentem. Todos disputarão oito jogos, sendo quatro em casa e a outra metade como visitante, contra obrigatoriamente dois times de cada pote.
Passado os oitos jogos da fase, os times classificados entre o primeiro e o oitavo lugar estarão nas oitavas de final – uma espécie de ”pontos corridos”. Já as colocações do nono ao 24º vão se enfrentar entre eles, numa espécie de mata-mata, para preencher as últimas vagas da próxima fase.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.