Uma das figuras mais icônicas na história recente do Barcelona de Guayaquil está de saída do clube. Em comunicado oficial, os Amarillos informaram a rescisão contratual com o meio-campista argentino Damián Díaz.
De acordo com veículos da imprensa equatoriana, a decisão foi tomada ainda na reta final do último mês de julho. Desde então, o técnico Ariel Holán dava sinais de que não tinha Kitu Díaz como a referência técnica que outrora ele representou. Desse modo, uma negociação se costurou entre as partes, já que o acordo previa sua permanência até 2025. As informações dão conta de que o montante de 300 mil dólares (R$ 1,6 milhão) foi a quantia combinada para o jogador aceitar a rescisão. Todavia, em parcelamento com duração até 2031.
Trajetória
Formado no Rosario Central, o atleta hoje com 38 anos passou por Boca Juniors, Universidad Católica e Colón antes de, ainda em 2011, ter sua primeira passagem no Barce. Porém, entre 2013 e 2015, uma pausa nessa história ocorreu em virtude de sua passagem no Al-Wahda (Emirados Árabes).
De volta ao Barcelona de Guayaquil, Kitu consolidou a imagem de idolatria com atuações memoráveis e números sólidos. Ele esteve em 342 partidas com a camisa dos Toreros onde fez 84 gols, deu 41 assistências e conquistou três títulos do Campeonato Equatoriano: 2012, 2016 e 2020.
Pelo tempo de permanência no Equador e sua liderança técnica, sua naturalização permitiu com que ele tivesse quatro convocações para a seleção local, todas no ano de 2021.
Mais uma dança?
Ainda não se sabe qual o próximo passo na carreira de Damián Díaz, havendo apenas rumores de interesse de clubes como Mushuc Runa (também do Equador) além do San Lorenzo. Contudo, o que se tem ciência é o convite feito pelo Barcelona para que ele atue na Noche Amarilla de 2025. No ano que vem, a partida de apresentação do elenco para a temporada tem sentido especial por se tratar do centenário do Barcelona.
Siga o nosso conteúdo nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.