A França vai disputar uma medalha no futebol masculino nos Jogos Olímpicos. Os franceses venceram a Argentina por 1 a 0, nesta sexta-feira (2), em partida válida pelas quartas da competição, em uma verdadeira ‘final antecipada’, uma vez que ambas as seleções eram vistas como favoritas à medalha de ouro em Paris-2024. Mateta, ainda no primeiro tempo, anotou o gol do triunfo da equipe comandada pelo técnico Thierry Henry em Bordeaux.
Dessa maneira, a França, país-sede dos Jogos Olímpicos, vai enfrentar o Egito na semifinal e segue em busca da terceira medalha olímpica no futebol masculino, após conquistar um ouro em 1984 e uma prata em 1900. Em caso de vitória diante dos egípcios, os franceses vão disputar a medalha de ouro. Mas, em caso de derrota, os anfitriões ainda poderão terminar a competição com a medalha de bronze.
Ao mesmo tempo, o Egito, próximo adversário da França, venceu o Paraguai por 5 a 4, nos pênaltis, e confirmou a vaga na semifinal das Olimpíadas.
Por outro lado, a Argentina se despede dos Jogos Olímpicos com um gosto amargo e repleta de polêmicas.
O jogo
Em um primeiro tempo animado em Bordeaux, a França contou com um gol marcado por Mateta logo no início de jogo para levar a vantagem parcial para o intervalo.
Na volta do intervalo, a Argentina manteve a pressão da reta final da primeira etapa e foi ainda mais contundente no setor ofensivo para assegurar o empate. No entanto, o volume de jogo diminuiu na segunda etapa e poucas chances reais de gol foram criadas. Mas, as alterações na seleção francesa surtiram efeito e os donos da casa, por meio do contra-ataque, chegaram a balançar a rede, mas o gol foi anulado por falta no início do lance após revisão do VAR. Além disso, a França ainda acertou o travessão dos argentinos em jogada aérea. Porém, o placar de 1 a 0 prevaleceu até o apito final.
França 1×0 Argentina
Quartas de final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Paris
Data e horário: sexta-feira, 02/08/2024, às 16h (de Brasília)
Local: Stade Matmut-Atlantique, em Bordeaux (FRA)
França: Restes; Sildillia, Badé, Lukeba e Truffert (Locko, aos 19′ do 2t); Millot (Magassa, aos 49′ do 2t), Koné e Chotard (Akliouche, aos 33′ do 2t); Olise; Lacazette (Kalimuendo, aos 33′ do 2t) e Mateta. Técnico: Thierry Henry.
Argentina: Rulli; Joaquín García (Luján, aos 44′ do 2t), Di Cesare (Soler, no intervalo) (Gondou, aos 32′ do 2t), Otamendi e Amione. Zenón (Lucas Beltrán, aos 19′ do 2t), Ezequiel Fernández, Medina (Echeverri, aos 44′ do 2t) e Almada; Simeone e Julián Álvarez. Técnico: Javier Mascherano.
Árbitro: Ilgiz Tantashev (Uzbequistão)
Cartões amarelos: Koné, Mateta, Restes, Magassa (FRA); Joaquín García (ARG)
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.