O técnico do Inter, Roger Machado, vive um desafio para escalar o meio campo ideal com o retorno de Alan Patrick. Isso porque Bruno Tabata e Gabriel Carvalho vivem bom momento na equipe. O comandante indicou que pelo menos um terá que ser reserva. Assim como que os dois a serem titulares vão ser selecionados a depender das características de cada oponente.
“Dos três vou ter que escolher dois. Aí vou lidar com a estratégia de cada adversário e momento”, detalhou o treinador.
Alan Patrick retornou, recentemente, aos gramados depois de se recuperar de uma contusão no joelho esquerdo. Assim, ele entrou aos 15 minutos do segundo tempo, na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no último domingo (25). Exatamente na vaga de Gabriel Carvalho. Com o camisa 10 em campo, Bruno Tabata passou a atuar aberto pelo lado direito, posição na qual cruzou para Borré marcar o gol da partida.
No momento, Roger identificou o esquema 4-2-3-1 como o ideal e admite que há extremo potencial. No setor criativo, o time foi escalado com dois volantes, Fernando e Thiago Maia. Além de um meio-campista aberto pela direita, sendo o Gabriel Carvalho, outro pela esquerda, Wesley, e um centralizado, Bruno Tabata. O colombiano Rafael Borré foi o único jogador de ataque.
Meio-campistas em boa fase no Inter
Trata-se de um dilema especialmente pela boa fase de Bruno Tabata e Gabriel Carvalho. O segundo, um atleta de 19 anos, é uma das peças de destaque na era Roger Machado. Além disso, o primeiro rapidamente adaptou-se no Colorado e demonstra ser decisivo. Afinal, em somente três partidas desde que chegou, já conta com um gol e uma assistência. Vale ressaltar que ele foi contratado exatamente para ser o substituto de Alan Patrick no período em que esteve machucado.
Mesmo que não tenha mantido o protagonismo com gols e assistências da temporada passada, Alan Patrick permanece como o principal jogador ofensivo em 2024. Tanto que praticamente todos os lances de perigo do Inter passam por seus pés. Assim como capitão do time, uma das referências técnicas, além do que o comandante classificou-o como “diferenciado”.
Claramente há uma disputa pela posição. Em contrapartida, Hyoran não está na mesma sintonia, perdeu espaço no elenco e pode deixar o Internacional.
“O Alan e o Gabriel podem jogar juntos. Vejo o Gabriel como dublê de meia-ponta e meia-articulador. Essa posição que está atuando agora, revezando com Tabata, está fluindo bem. O Alan é diferenciado. A partir de agora, começo a ter opções e preciso fazer escolhas”, esclareceu Roger.
“Que bom que temos mais opções para este momento. (Alan e Gabriel) Podem aparecer juntos ou alternadamente. Gabriel e Tabata, Tabata e Alan ou Alan e Gabriel. Dos três vou ter que escolher dois. Aí vou lidar com a estratégia de cada adversário e momento”, complementou.
Roger deve manter equipe titular que venceu o Cruzeiro
A maior probabilidade para o próximo compromisso do Inter, o duelo novamente com o Cruzeiro, nesta quarta-feira (28), no Mineirão, é que o comandante repita o time. Até porque Alan Patrick voltou aos gramados há pouco tempo. Como ainda está em recuperação física, deve iniciar como opção no banco de reservas.
Aliás, o camisa 10 do Internacional rasgou elogios ao futebol e talento de Gabriel Carvalho.
“O Gabrielzinho é um menino fantástico, de muita qualidade. É jovem e não podemos colocar tanta responsabilidade, mas é uma joia do clube. Os mais experientes precisam ajudá-lo. Jogador de qualidade sempre é bom ao time. Este papel é do Roger. É um menino com muito talento que nos ajudará e contribuiremos com o crescimento dele”, detalhou Alan Patrick.
Vale relembrar que o meio-campista, de 17 anos, recentemente estendeu seu vínculo com o Inter até dezembro de 2028. Por sinal, com uma multa avaliada em 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 368,4 milhões na cotação atual).
Desempenho em números dos meias pelo Inter em 2024
- Alan Patrick: 30 jogos, 5 gols e 5 assistências
- Bruno Tabata: 3 jogos, 1 gol e 1 assistência
- Gabriel Carvalho: 9 jogos e 2 assistências
O elenco do Colorado reapresentou-se na manhã, desta terça-feira (28), no CT Parque Gigante. Posteriormente à atividade, a delegação viaja para Belo Horizonte, onde enfrentará o Cruzeiro, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão. Vale ressaltar que se trata de uma partida atrasada pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Até o momento, a equipe gaúcha conta com quatros jogos a menos no torneio.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br