Fórmula 1

Lando Norris, da McLaren, conquista pole do GP da Holanda de F1

O inglês de 24 anos alcançou assim a quarta pole position da sua carreira e a terceira desta temporada, depois de Budapeste e Barcelona

Primeiro, o piloto britânico da McLaren, Lando Norris, reage no final da sessão de qualificação no Circuito Zandvoort, oeste da Holanda, em 24 de agosto de 2024, antes do Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1 -  (crédito: JOHN THYS / AFP)
Primeiro, o piloto britânico da McLaren, Lando Norris, reage no final da sessão de qualificação no Circuito Zandvoort, oeste da Holanda, em 24 de agosto de 2024, antes do Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1 - (crédito: JOHN THYS / AFP)

O piloto britânico Lando Norris (McLaren) vai largar na pole position no domingo no Grande Prêmio da Holanda, 15ª etapa do Mundial de Fórmula 1, depois de ter sido o piloto mais rápido neste sábado (24) no circuito de Zandvoort. 

Numa pista seca mas com muito vento, o britânico superou seus adversários, ficando à frente do atual tricampeão mundial, o holandês Max Verstappen (Red Bull), e de seu companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri (McLaren) por 356 e 499 milésimos de segundo, respectivamente. 

O inglês de 24 anos alcançou assim a quarta pole position da sua carreira e a terceira desta temporada, depois de Budapeste e Barcelona. Na corrida tentará a vitória, algo que não conseguiu nas três ocasiões anteriores. 

"É incrível. Consegui uma ótima volta logo no final, então estou muito feliz. A equipe fez um ótimo trabalho. A sensação no carro foi magnífica, os novos recursos adicionados neste fim de semana parecem funcionar muito bem. A corrida será difícil, mas quero muito estar lá", comemorou Norris. 

Pela primeira vez desde 2021, com o retorno da Fórmula 1 à bela pista localizada às margens do Mar do Norte, o herói local Max Verstappen se viu superado, após três anos consecutivos com a pole e a vitória diante de sua "maré laranja".

- Hamilton e Sainz eliminados no Q2 -

Piastri, logo atrás de Norris no Q1 e Q2, não conseguiu repetir esse desempenho durante o Q3 e teve que se contentar com a terceira posição no grid. Ele largará à frente do britânico George Russell (Mercedes), que confirmou sua boa fase atual. 

O mexicano Sergio Pérez, que teve dificuldades na sexta-feira, alcançou uma inesperada quinta posição ao volante do segundo Red Bull e largará à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

O 'Top 10' é completado pelo veterano espanhol Fernando Alonso (Aston Martin), o tailandês Alex Albon (Williams), o canadense Lance Stroll (Aston Martin) e o francês Pierre Gasly (Alpine). 

A grande surpresa desta classificação foi a eliminação no Q2 do heptacampeão mundial Lewis Hamilton (Mercedes). 

O britânico, muito confortável desde o início do fim de semana, foi surpreendido no final da sessão e largará no domingo da 12ª posição, logo atrás do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), também eliminado de forma inesperada no Q2.


Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 24/08/2024 13:31
x