futebol internacional

Liga Europa: Ajax vence Panathinaikos após 34 cobranças de pênaltis e vai ao playoff

Jogadores de Ajax e Panathinaikos em disputa de bola na fase preliminar da Liga Europa

Jogadores de Ajax e Panathinaikos em disputa de bola na fase preliminar da Liga Europa -  (crédito: Foto: Olaf Kraak/AFP via Getty Images)
Jogadores de Ajax e Panathinaikos em disputa de bola na fase preliminar da Liga Europa - (crédito: Foto: Olaf Kraak/AFP via Getty Images)

O Ajax está classificado para os playoffs da Liga Europa, o último mata-mata antes da primeira fase da segunda maior competição de clubes do futebol europeu. Nesta quinta-feira (15), os holandeses venceram o Panathinaikos por 13 a 12, em uma longa disputa por pênaltis com incríveis 34 cobranças, e confirmaram a classificação diante de seus torcedores na Johan Cruijff Arena, em Amsterdã. A emocionante penalidade máxima aconteceu após o triunfo dos gregos por 1 a 0 no tempo regulamentar, com gol marcado pelo brasileiro Tetê, camisa 10 do clube de Atenas.

Dessa maneira, o Ajax confirmou o favoritismo diante dos gregos apesar do susto e está vivo em busca da classificação para a primeira fase da Liga Europa. Agora, os holandeses encaram o Jagiellonia Bialystok, da Polônia, para definir quem vai disputar a Liga Europa 2024/25.

Por outro lado, o eliminado Panathinaikos ainda terá a possibilidade de disputar a fase preliminar da Liga Conferência, a competição da terceira prateleira do futebol europeu.

LEIA MAIS: Premier League exige que árbitros revelem seus times de coração

O jogo

O Ajax criou algumas oportunidades de vencer o jogo na Johan Cruijff Arena, mas não estava com a pontaria em dia. Isto porque os donos da casa acertaram a trave em duas oportunidades e desperdiçaram as chances de sair de campo com a vitória. Dessa maneira, o Panathinaikos foi fatal e balançou a rede aos 44 minutos do segundo tempo, com o brasileiro Tetê. Assim, o triunfo grego por um gol de diferença forçou a prorrogação.

Na prorrogação, o jogo ficou mais pegado e poucas chances reais foram criadas. O Ajax chegou a ter um gol anulado por falta no goleiro na jogada. No entanto, nenhuma outra grande oportunidade aconteceu durante os 30 minutos e a decisão foi para os pênaltis.

Por fim, a disputa dos pênaltis reservou muitas emoções. Isto porque a definição da vaga só aconteceu após 34 cobranças e todos os jogadores, inclusive os goleiros, precisaram arriscar na marca penal. Ao todo, as equipes desperdiçaram nove cobranças e o goleiro do Ajax, um dos heróis da classificação, defendeu cinco.

Jogos de volta da Terceira pré-eliminatória da Liga Europa

Terça-feira (13/8)
The New Saints 0x0 Petroclub*
Quarta-feira (14/8)
Rigas FS* 7×0 Santa Coloma
Quinta-feira (15/8)
Rapid Wien* 2×0 Trabzonspor
Lincoln Red* 2×1 Dínamo Minsk
Plzen* 1×0 Krybas
Efsborg* 2×0 Rijeka
Cercle Brugge 1×0 Molde*
Ajax (13) 0x1 (12) Panathinaikos
FC Lugano 2×2 Partizan
M. Tel-Aviv* 3×0 Panevézys
Servette 1×2 Braga*
Borac x KÍ – 16h
Shamrock Rovers x Celje – 16h

*Classificados para o playoff.
*Horários de Brasília.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Redação Jogada10
postado em 15/08/2024 18:35
x