Tarja das olimpiadas
Paris 2024

Alison dos Santos conquista medalha de bronze nos 400m com barreiras

Brasileiro voa na pista do icônico Stade de France, cumpre favoritismo construído com bons resultados antes de Paris-2024 e pendura segunda medalha olímpica de bronze na expressiva galeria de conquistas profissionais

Piu voou na pista do Stade de France, com o tempo de 47s26, e colocará no peito a medalha de bronze dos 400m com barreiras -  (crédito: Abelardo Mendes Jr./Esp. CB/ D.A Press)
Piu voou na pista do Stade de France, com o tempo de 47s26, e colocará no peito a medalha de bronze dos 400m com barreiras - (crédito: Abelardo Mendes Jr./Esp. CB/ D.A Press)

Saint-Denis — Alison dos Santos segue escrevendo a história olímpica do Brasil no atletismo dos Jogos Olímpicos na velocidade de um raio. Três anos após se inserir entre os grandes com o bronze conquistado em Tóquio 2020, o brasileiro repetiu o resultado expressivo em Paris-2024. Na tarde desta sexta-feira (9/8), noite na capital francesa, Piu voou na pista do Stade de France, com o tempo de 47s26, e colocará no peito a medalha de bronze dos 400m com barreiras.

O resultado premia um dos grandes atletas em atividades do cenário nacional e marca a volta por cima mágica em uma atuação com altos e baixos na Cidade Luz. Mesmo com extremo favoritismo por pódio (confirmado quando as coisas valeram de verdade), Alison passou sufoco nas semifinais ao precisar esperar resultados de adversários para chegar à decisão. A situação serviu como fôlego extra para o brasileiro brilhar no momento mais oportuno na comuna de Saint-Denis.

Na entrada na pista roxa do Stade de France (mesma cor utilizada por ele no cabelo para competir nos Jogos Olímpicos de Paris-2024), Alison dos Santos bateu palmas, ajustou com carinho os equipamentos reservados a ele e fez um aquecimento de largada para sentir o clima da pista. Ao ser apresentado, manteve o conhecido estilo descontraído, marca registrada dele na ascensão da carreira. O brasileiro entrou com sorriso no rosto. A postura pareceu descarregar a adrenalina causada pela chance de alcançar mais uma medalha olímpica.

Mas, ao se posicionar na raia 3, o clima leve se transformou em plena concentração. A largada foi ritmada ao som dos gritos de "Brasil" dos compatriotas. Ao fazer o sinal da cruz, iniciou os trâmites da prova. Alison rompia as barreiras com a velocidade tradicional e se colocava, de fato, na briga por medalhas. Na reta final, acionou o sprint para faturar o bronze. O ouro ficou com o americano Rai Benjamin. A prata é do norueguês Karsten Warholm.

A medalha coroa um ciclo impressionante de Alison dos Santos em direção aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Após ser protagonista na final dos 400m com barreiras mais rápida de todos os tempos em Tóquio-2020 e faturar um bronze com o tempo de 46s72, Piu acumulou conquistas em etapas da Diamond League, o principal torneio mundial da modalidade, e outras competições de peso.

O ouro mundial de 2022 com o então terceiro melhor tempo da história foi o primeiro do Brasil em competições do tipo. Dono do recorde sul-americano e do campeonato internacional com 46s29s, Alison faturou a Diamond League do mesmo ano de maneira invicta. Neste ano, o brasileiro ganhou cinco das 10 etapas realizadas, incluindo a última, em Londres, e a passagem por Paris.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 09/08/2024 16:54 / atualizado em 09/08/2024 17:44
x