A Uefa suspendeu por um jogo o atacante Morata e o meio-campista Rodri por entoarem “Gibraltar é espanhol” na comemoração do título da Eurocopa. Assim, ambos irão cumprir a punição na partida contra a Sérvia, pela primeira rodada da Liga das Nações, que acontece no início de setembro.
De acordo com o comunicado da entidade, os jogadores violaram os “princípios gerais de conduta, as regras básicas de conduta decente, por utilizarem eventos desportivos para manifestações de natureza não desportiva e por desacreditarem o futebol e a UEFA em particular”.
Além disso, a federação de Gibraltar, que apresentou uma queixa formal à entidade, comemorou em suas redes sociais a decisão.
“A Federação de Futebol de Gibraltar congratula-se com a decisão da UEFA de impor uma proibição de um jogo aos jogadores da seleção espanhola Rodrigo Hernández Cascante (Rodri) e Álvaro Morata, na sequência de uma queixa apresentada pela GFA”, disse.
“A federação está muito satisfeita por ver que o resultado da sua queixa é o reconhecimento e a confirmação de que os cânticos dos jogadores de ‘Gibraltar é espanhol’ violaram o Regulamento Disciplinar da UEFA”, completou o comunicado.
Por fim, vale lembrar que Gibraltar é localizado no extremo sul da Espanha mas pertence à Grã-Bretanha. Ao longo da Guerra da Sucessão Espanhola (entre 1702 e 1714), os espanhóis cederam o território aos britânicos. Algo que aconteceu por meio do Tratado de Utrecht, em 1713, como parte do pagamento da guerra. No entanto, pedem a “devolução”.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br