Dono de quatro medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz mostrou estar empenhado em ganhar mais uma nas Olimpíadas de Paris 2024 ao chegar em segundo lugar nas eliminatórias do C1 1000m, na manhã desta quarta-feira (7/8).
Com o feito, o atleta conseguiu se classificar automaticamente para a semifinal da modalidade, sem precisar passar pelas quartas de final.
Atual campeão olímpico em Tóquio 2020, Isaquias Queiroz dividiu as atenções da bateria com Martin Fuksa. Ele e o canoísta da República Tcheca se revezaram na liderança durante um bom tempo do percurso até o atleta do país do Leste Europeu se distanciar nos últimos 500m. O brasileiro dosou a energia e cruzou a linha de chegada com 3m53s94. Fuksa fez 3min50s39.
O colecionador de quatro medalhas olímpicas comentou o desempenho logo depois de sair da água em entrevista à tevê Globo. "O objetivo era ficar entre os dois primeiros. Tive uma saída rápida, fui segurando depois. Ele (Fuksa) abriu depois, mas não tem problema. Semifinal é outra prova. É chegar na final e ganhar medalha. Tentei me desgastar o mínimo possível. Na final tudo pode acontecer. Hoje, o objetivo era ficar entre os dois primeiros, para não fazer duas provas igual ontem. Então o objetivo está cumprido", afirmou Isaquias Queiroz.
A semifinal que Isaquias irá disputar ocorre na sexta-feira (9/8), a partir das 6h30 (horário de Brasília). A final ocorre na sequência, às 8h50.
Estreante nos Jogos Olímpicos, Mateus Nunes, de 18 anos, também participou das eliminatórias do C1 1000m, porém terminou a bateria dele na terceira colocação. A próxima oportunidade de avançar as semifinais será nas quartas, uma espécie de repescagem na modalidade.
"Consegui fazer uma boa prova. Tinha muita gente boa ali. Estamos disputando para ver se vai dar. Acabei de vir do Mundial júnior, com medalha de ouro e recorde. Eu pensei que nas Olimpíadas não daria, mas estou vendo que dá para mim, sim", avaliou.
Fernando Pimenta também garantiu semifinal direta no K1
Bronze em Tóquio 2020 pelo K1 1000M, Fernando Pimenta também competiu nesta quarta-feira (7/8) e conquistou uma vaga direta para a semifinal. Ele terminou a bateria em primeiro lugar com 3min29s76, dois segundos e meio à frente do segundo colocado, Uladzislau Kravets.
A semifinal disputada por Fernando ocorre no sábado (10/8), a partir das 6h10 (horário de Brasília). A final ocorre na sequência, às 8h20 (horário de Brasília).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br