Tarja das olimpiadas
Paris 2024

Time Brasília: representante da capital conquista prata na marcha atlética

Caio Bonfim chegou em segundo na prova e foi o primeiro brasiliense a subir no pódio nos Jogos de Paris-2024, enquanto as outras duas conterrâneas em ativa nesta quarta-feira não tiveram desempenho similar ao do atleta

 2024.08.01 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Marcha atlética 20km masculino - Caio Bonfim medalhista de prata.- Foto Alexandre Loureiro/COB. 
     -  (crédito: Alexandre Loureiro/COB)
2024.08.01 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Marcha atlética 20km masculino - Caio Bonfim medalhista de prata.- Foto Alexandre Loureiro/COB. - (crédito: Alexandre Loureiro/COB)

Se Brasília não vinha fazendo um bom desempenho na Olimpíada ainda, isso acabou nesta quinta-feira (1/8). O representante da capital federal na marcha atlética conquistou a medalha de prata nos Jogos de Paris. Caio Bonfim, na quarta tentativa olímpica, conseguiu terminar a prova de 20km em 1h19m09s e garantiu a primeira medalha para o Brasil na história da modalidade. Além dele, a conterrânea e colega de marcha Gabriela Muniz terminou a prova em 36º, na edição de estreia da atleta.

De Sobradinho diretamente para o pódio olímpico. Caio roubou os holofotes desta quinta-feira, com a conquista inédita após terminar de cadeira de rodas em Londres-2012, aceitar a angustia do quase com o quarto lugar no Rio-2016 e o desempenho mediano em Tóquio-2020. Nas redes sociais, os internautas se emocionaram com as lágrimas do atletas e os relatos após a conquista.

Em entrevista à CazéTV, o candango abordou questões como preconceito com o esporte. "Quando eu disse que seria marchador, foi o dia que decidi ser xingado", disse Caio. Com 33 anos, o atleta comemorou a conquista ao lado da mãe e também treinadora, Gianetti Sena. 

Em entrevista aos correspondentes do Correio em Paris, aos pés da Torre Eiffel, Caio falou sobre a formação e o preparo no bairro brasiliense onde foi criado e lapidado. "Sobradinho é uma cidade-satélite de Brasília. Marchando naquelas ruas, ganhei várias medalhas olímpicas, sonhando. Não pensei durante a prova, porque é preciso ser racional, é nos treinos. Isso estava no íntimo do meu coração", detalhou.

Ainda na marcha atlética, Gabi Muniz fez o debute olímpico na madrugada desta quinta. A marchadora viveu a primeira experiência com a colocação final de 36º, com o tempo 1h35m50s. A Confederação Brasileira de Atletismo parabenizou o esforço da atleta por meio das redes sociais.

A atleta de 22 anos cadenciou o ritmo e se posicionou na parte final do pelotão logo no primeiro quilômetro.
A atleta de 22 anos cadenciou o ritmo e se posicionou na parte final do pelotão logo no primeiro quilômetro. (foto: Reprodução/ Instagram)

A outra única brasiliense que entrou em ação hoje foi Kelly Rosa. Apesar da derrota por 31 a 26 para a Holanda, a armadora do time de handebol viralizou na internet por ter brilhado no passe de bola para Ana Cláudia marcar um gol. Pela tarde, a atleta usou as redes sociais para compartilhar a torcida para Rebeca Andrade e Flavinha Saraiva, que competiram pela Ginástica Artística.

Mas a falta de sorte, ficou com o representante de Brasília no hipismo. Na prova por equipes, o grupo de Stephan Barcha foi desclassificado devido à um sagramento no cavalo no qual seria utilizado na prova. O incidente teve como causa as esporas na bota de Pedro Vennis, competidor responsável pela primeira volta. O competidor brasiliense agora aguardará para disputar as provas individuais.

Gui Santos apareceu nesta quinta-feira nas redes sociais do time masculino de basquete e foi porta-voz das espectativas sobre o jogo desta sexta-feira (2/8) contra o Japão, às 6h. "A gente está bem motivado pois sabemos da impotância do jogo", relatou o brasiliense. A equipe precisa buscar a vitória inédita na edição das Olimpíadas para tentar a classificação para a fase seguinte.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima.

  

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 01/08/2024 20:00 / atualizado em 01/08/2024 20:24
x