Olimpíadas Paris-2024

Filipe Toledo cai para japonês e está fora dos Jogos de Paris-2024

Surfista brasileiro sofre com bateria de notas baixas e acaba superado por 'zebra' japonesa, o atleta Reo Inaba

O Brasil perdeu a chance de presenciar uma final 100% verde e amarela no surfe nos Jogos de Paris-2024. Nas águas de Teahupo'o, no Taiti, o atual biceampeão mundial Filipe Toledo acabou eliminado nas oitavas de final diante do japonês Reo Inaba. A 'zebra' asiática se aproveitou de bateria tensa e com baixas notas do brasileiro para vencer por 6,00 a 2,46. 

Por estar do lado contrário da chave dos conterrâneos Gabriel Medina e João Chianca, a queda de Filipinho termina com as chances de uma decisão brasileira. A dupla citada ainda segue viva, mas poderá se enfrentar nas quartas de final caso superem os respectivos adversários.   

O confronto começou nervoso par ao japonês, que teve a prancha quebrada quando tinha pontuado apenas 2,17. Enquanto o equipamento do adversário era trocado, Filipinho teve quatro minutos para tomar a diateira, mas não tentou nenhuma manobra. 

Com 12 minutos para o fim, o bicampeão mundial tentou a primeira, mas também teve a prancha quebrada. Com 3min e 40s de pausa para voltar à água com o novo equipamento, o brasileiro viu o rival abrir vantagem de 5,34 a 1,43. 

Com o cenário inalterado até os últimos dois minutos de disputa, Inaba, que tinha prioridade da onda pela vantagem na pontuação, conseguiu aumentar a média para 6,00 com um tubo. Sem muitas alternativas para reverter o cenário negativo, Filipinho até conseguiu uma última manobra. O score do brasileiro subiu para 2,46, mas o relógio decretou o fim da prova.  

 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas