Paris — O mau tempo que paira sobre a capital francesa nos últimos dias preocupava os organizadores pela cerimônia de abertura, mas a maior mudança provocada pelas chuvas na cidade foi o adiamento da primeira prova do skate nesta edição dos Jogos Olímpicos.
Prevista para ser disputada neste sábado (27/7), às 7h (de Brasília), as disputas masculinas do skate street foram transferidas para a segunda-feira, no mesmo horário. Havia previsão de entrega de medalhas. Dos 22 competidores, três são brasileiros: Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler e Felipe Gustavo.
Giovanni Vianna é estreante em Jogos Olímpicos. Kelvin Hoefler foi o medalhista de prata em Tóquio-2020. Talento lapidado no Guará, Felipe Gustavo, foi o primeiro a descer a rampa de skate em Olimpíadas, há três anos. Nesta participação, está focado em subir ao pódio.
A organização não avaliou transferir a disputa para o domingo (28/7), em virtude da competição feminina. Está previsto que Rayssa Leal, Pamela Rosa e Gabi Mazetto desfile pelas pistas da Arena La Concorde a partir das 12h.
O skate street olímpico é disputado por 22 atletas em cada categoria por meio duas fases: eliminatórias e final. A nota dos competidores vai de 0 a 100 e é definida a partir do melhor índice após duas voltas de 45 segundos e das duas melhores avaliações em cinco tentativas de manobras. Os oito melhores avançam para a decisão.
Os competidores
Bateria 1: Shane O'Neill (AUS), Matt Berger (CAN) x Mauro Iglesias (ARG), Kelvin Hoefler (BRA), Jhancarlos Gonzales (COL) e Matias Dell Olio (ARG)
Bateria 2: Jagger Eaton (USA), Aurelien Giraud (FRA), Chris Joslin (USA), Shirai Sora (JPN), Brandon Valjalo (RFS) e Vincent Milou (FRA)
Bateria 3: Horigome Yuto (JPN), Giovanni Viana (BRA), Gustavo Ribeiro (POR), Ryan Decenzo (CAN) e Felipe Gustavo (BRA)
Bateria 4: Onodera Ginwoo (JPN), Richar Tury (SVK), Cordano Russell (CAN), Nyjah Huston (USA) e Joseph Garbaccio (FRA)