Ídolo do Fluminense, o zagueiro Gum anunciou sua aposentadoria do futebol. Após seis meses sem clube, o jogador recebeu até propostas, mas não fechou com outro time desde sua saída do CRB, em dezembro de 2023.
“Foi uma decisão que não foi fácil porque a gente está há anos jogando futebol, o que a gente ama fazer, um sonho realizado e é difícil parar. Não só pra mim, pra todos os atletas, em todas as modalidades. É difícil parar, dizer aposentadoria”, disse Gum ao ‘ge’.
- Leia também: Olimpíadas: revista faz tradicional previsão de medalhas; veja as do Brasil
- Leia também: Atleta do Brasil reclama de falta de uniformes para competir em provas
Gum contou que tomou a decisão após um período de férias com a família. Ele, aliás, explicou qual foi o ponte-chave que o motivou de fechar essa página na carreira.
“Nesse tempo todo, eu vinha amadurecendo, porque a gente vai chegando a uma idade que sabe que está mais perto de parar do que de começar, e o ponto-chave (para parar) foi o período das férias, próximo da minha esposa, dos meus filhos”, contou.
Carreira de Gum
Gum vestiu a camisa de seis clubes na carreira. Começou na base do Marília e passou por Internacional, Ponte Preta, Fluminense, Chapecoense e CRB, última equipe, até dezembro do ano passado.
Pelo Tricolor, o zagueiro viveu o auge da sua carreira, conquistando quatro títulos: Campeonato Carioca (2012), uma Primeira Liga (2016) e um bicampeonato brasileiro (2010 e 2012). Nas Laranjeiras, foram nova anos, 325 jogos, 25 gols e nove assistências.
Tanto no título de 2010 quanto no de 2012, a defesa menos vazada do Brasileirão foi a do Flu. Nestas temporadas, a dupla de zaga titular foi a mesma: Gum e Leandro Euzébio.