A CBF divulgou, nesta segunda-feira (22), a análise da atuação do VAR no jogo entre Atlético-MG e Vasco, vencido pela equipe mineira por 2 a 0. O conteúdo, porém, só mostra dois lances da partida, ignorando momentos mais polêmicos do que os disponibilizados.
O primeiro lance destacado é o gol de Bernard, anulado pelo fato da bola ter saído de campo antes do atacante finalizar, em escanteio venenoso de Gustavo Scarpa. O outro lance é, então, de quando o lateral Paulo Henrique, do Vasco, tirou bola em cima da linha, também no primeiro tempo (veja a análise ao fim da matéria).
LEIA MAIS: Foi bem? Análise da estreia de Coutinho pelo Vasco
Três lances polêmicos, no entanto, não tiveram a análise divulgada pela CBF. O Vasco reclama de pênalti em Praxedes, aos cinco minutos do primeiro tempo, quando Otávio acertou o rosto do atleta rival com o cotovelo dentro da área atleticana.
O primeiro gol do Atlético, marcado por Hulk, conta com posicionamento duvidoso de Paulinho, que participa da jogada atraindo o zagueiro Maicon para fora de sua posição.
O terceiro lance é outro possível pênalti, desta vez em Vegetti. Após cruzamento de Lucas Piton, aos 34′ da etapa final, o argentino cabeceou para fora, mas a imagem flagra o zagueiro Junior Alonso segurando o atacante.
Confira a análise dos lances de Atlético x Vasco
LANCE 1
Regra 09
Situação Protocolar: Checagem de gol
Decisão: Após checagem o VAR concorda com a decisão do árbitro
1. Bola fora de jogo
A bola estará fora de jogo quando:
- Tiver ultrapassado completamente a linha de fundo ou a linha lateral, seja pelo chão ou pelo alto;
- O jogo tiver sido paralisado pelo árbitro;
- Tocar em um membro da equipe de arbitragem, permanecer no campo de jogo e:
- Uma equipe iniciar um ataque promissor; ou
- A bola entrar diretamente na meta; ou
- Houver a mudança da equipe que tem a posse da bola.
- Em todos esses casos, o jogo recomeçará com uma bola ao chão.
LANCE 2
Regra 10
Situação Protocolar: Checagem de gol
Decisão: Após checagem o VAR concorda com a decisão do árbitro
1. Gol válido
- Um gol será considerado válido quando a bola tiver ultrapassado completamente a linha de fundo entre as traves e por debaixo do travessão, desde que a equipe que marcou o gol não tenha cometido uma infração. Se o goleiro arremessa a bola com a mão diretamente na meta adversária, será concedido um tiro de meta. Se o árbitro assinala um gol antes de a bola ter ultrapassado completamente a linha de fundo, o jogo recomeçará com uma bola ao chão
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.