Daqui 13 dias, os atletas brasileiros estarão em Paris para representar o país nos Jogos Olímpicos de 2024. Na última quinta-feira (12/7), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou que 277 atletas fazem parte da delegação desta Olimpíada, além de dar detalhes sobre a equipe e falar sobre novos recordes que devem ser quebrados em solo francês.
Os Jogos Olímpicos de Paris começam oficialmente no dia 26 de julho, com a Cerimônia de Abertura, às margens do Rio Sena, mas a competição terá alguns eventos a partir de 24 de julho, como partidas de rugby e futebol.
Para matar um pouco da ansiedade para os Jogos Olímpicos, veja algumas curiosidades sobre o Time Brasil.
1. Uma das maiores delegações brasileiras na história
A delegação de 277 atletas do Time Brasil em Paris 2024 é a terceira maior da história do Time Brasil, ficando atrás apenas de Rio 2016 (462 atletas) e Tóquio 2020 (302 atletas), e empatada com Pequim 2008.
2. Mais mulheres do que homens
Pela primeira vez na história, a delegação brasileira contará com mais mulheres do que homens. As mulheres representam 55% dos atletas classificados (153 ao todo), um aumento em relação à última edição da competição, onde representavam 47%.
3. Brasileiro com mais participações olímpicas
Em Paris, o cavaleiro Rodrigo Pessoa assumirá o posto de brasileiro com mais participações olímpicas. Esta será a oitava participação dele em Jogos Olímpicos de verão, superando os atletas Robert Scheidt, da Vela, e Formiga, do Futebol, que contam com sete participações.
No entanto, considerando as participações nos Jogos Olímpicos de verão e inverso, Rodrigo empataria no número de participações com Jaqueline Mourão, atleta do ciclismo mountain bike, esqui cross-country e o biatlo, que tem três participações em edições de verão e cinco de inverno.
4. Maior número de medalhas em uma edição
Será que vamos bater recorde em Paris? Nos Jogos de Tóquio-2020, que foram realizados em 2021 por conta da pandemia, o Time Brasil conquistou 21 medalhas (7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze), e alcançou a 12ª posição no quadro de medalhas, um recorde.
Falando apenas das medalhas de ouro, o recorde também foi nas Olimpíadas de Tóquio, com 7 medalhas, mesma marca do Rio-2016, quando os brasileiros conquistaram 19 medalhas ao todo (7 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze).
5. Modalidade com mais medalhas
Os esportes que contam com mais medalhas na história do Brasil são o judô e o vôlei, com 24 medalhas cada. No caso do Vôlei, as medalhas são distribuídas entre as quadras (11) e a praia (13). Já Judô, é uma modalidade muito forte tradição brasileira, já que desde 1984 o país tem medalhistas no esporte.
Considerando apenas as medalhas de ouro, os esportes com mais vitórias são o vôlei e a vela, os dois com oito ouros. Além disso, o vôlei foi o primeiro esporte em que o Brasil venceu em todas as quatro modalidades possíveis: quadra masculino (1992, 2004 e 2016), praia feminino (1996), praia masculino (2004 e 2016) e quadra feminino (2008 e 2012).
6. Atual medalhista de ouro fora das Olimpíadas
Uma das grandes surpresas é a falta da Seleção Masculina de Futebol em Paris. Bicampeões Olímpicos em 2016 e 2020, a Seleção não conseguiu vaga no Pré-olímpico e adiou o sonho da terceira medalha seguida de ouro. Nos Jogos de 2024, apenas o futebol feminino, que conta com Marta em uma sexta participação Olímpica, representará o esporte.
7. Modalidades com brasileiros
Em Paris, o Brasil será representado por 277 atletas divididos em 39 modalidades diferentes. Veja todas as modalidades.
- Águas abertas
- Atletismo
- Badminton
- Basquete (masculino)
- Boxe
- Canoagem slalom
- Canoagem velocidade
- Ciclismo BMX Racing
- Ciclismo BMX Freestyle
- Ciclismo estrada
- Ciclismo Mountain Bike
- Esgrima
- Futebol (feminino)
- Ginástica artística
- Ginástica rítmica
- Ginástica trampolim
- Handebol (feminino)
- Hipismo Adestramento
- Hipismo CCE
- Hipismo Saltos
- Judô
- Levantamento de Pesos
- Natação
- Pentatlo moderno
- Remo
- Rúgbi (feminino)
- Saltos ornamentais
- Skate
- Surfe
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tiro com arco
- Tiro esportivo
- Triatlo
- Vela
- Vôlei
- Vôlei de praia
- Wrestling
Saiba Mais
-
Esportes Correios lançará selo postal com imagem de Rebeca Andrade
-
Esportes Abel Ferreira usa expressão pejorativa em tom xenofóbico contra indígenas
-
Esportes Reinventado, Museu do Futebol reabre as portas em São Paulo
-
Esportes Équipe Brasília: Ernesto, o principal técnico do vôlei de praia e estreante
-
Esportes Arábia Saudita sediará primeiro Jogos Olímpicos de eSports em 2025
-
Educação básica Lamine Yamal, joia da Espanha, se formou virtualmente durante a Eurocopa