A Euro 2024 está a um passo de conhecer as duas seleções que brigarão pelo título. Nas disputas da semifinal, a Espanha enfrenta a França e a Holanda duela com a Inglaterra. A equipe espanhola eliminou a Alemanha nas quartas e tem a chance de se tornar a maior campeã do torneio europeu. Porém na mesma chave os franceses estão atrás do tri, para se igualares aos dois grandes vencedores.
Do outro lado, uma conquista de título pode significar quebra de longo jejum ou ineditismo. A Seleção Inglesa quer superar o deslize da edição passada, quando, dentro de casa, teve a chance de levantar o troféu pela primeira vez mas foi tomada pela Itália na final decidida por pênaltis. O avanço dos holandeses, apesar de ser uma seleção tradicional entre as grandes, foi motivo de surpresa este ano e buscam o segundo título depois de 36 anos afastados do pódio.
Os confrontos se iniciam nesta terça-feira (9/7) com o encontro entre Espanha e França, na Allianz Arena (Munique), às 16h (de Brasília). Na quarta-feira (10/7) será definido o segundo finalista, no duelo entre Holanda e Inglaterra, no Signal Iduna Park (Dortmund), às 16h. Veja abaixo mais informações sobre as duas partidas.
Espanha x França
A Seleção Espanhola chega à semifinal invicta e, após eliminar a anfitriã, se aproxima ainda mais de confirmar o favoritismo ao título. A França, por outro lado, ainda não mostrou nesta edição da Euro o potêncial de uma equipe atualmente vice-campeã mundial e liderada pelo jogador com a contratação mais cara da história. Apesar das campanhas opostas, ambos os lados do campo estarão preenchidos com nomes de força no futebol atual. Didier Deschamps, inclusive, terá o time completo para a disputa, com a volta de Rabiot. Já o treinador Luís de la Fuente não poderá contar com três peças principais contra Os Azuis. Foi confirmada a ausência de Pedri devido uma lesão, já Carvajal e LeNormand, que cumprem suspensão. O capitão da equipe Álvaro Morata também havia tomado o terceiro amarelo na última partida mas a punição foi anulada.
Data: terça-feira (9/7), às 16h.
Local: Allianz Arena, Munique.
Transmissão: TV Globo e SporTV
Prováveis escalações:
Espanha
Unai Símon; Jesus Navas, Nacho Fernandez, Laporte, Cucurella; Dani Olmo, Rodri, Fabián Ruiz; Lamine Yamal, Morata e Nico Williams. Técnico: Luís de la Fuente.
França
Mike Miagnan; Jules Koundé, Dayot Upamecano, William Saliba, Theo Hernández; N'Golo Kanté, Tchouaméni, Rabiot; Antoine Griezmannn, Kolo Muani e Kylian Mbappé. Técnico: Didier Deschamps.
Holanda x Inglaterra
As duas seleções se encontram nas semis após trilhar desafios parecidos nas fases anteriores da Euro. Tanto a campanha inicial holandesa quanto a inglesa ficaram abaixo, mas o futebol de ambos foi se desenrolando. Nas quartas de final, as equipes não pouparam os torcedores de emoção. Contra a Suíça, a Inglaterra não conseguiu repetir a virada das oitavas, nos acréscimos, levou a decisão para os pênaltis, contra, e o goleiro inglês, Jordan Pickford, defendeu a cobrança de Manuel Akanji. O Laranja Mecânica protagonizou uma vitória surpreendente contra Turquia, na qual precisou de seis minutos e um gol contra para virar a partida.
Data: quarta-feira (10/7), às 16h.
Local: Signal Iduna, Dortmund.
Transmissão: Cazé TV
Prováveis escalações:
Holanda
Verbruggen; Dumfries, de Vrij, van Dijk e Aké; Schouten, Reijnders e Xavi Simons; Malen, Gakpo e Memphis Depay. Técnico: Ronald Koeman.
Inglaterra
Pickford; Walker, Stones, Guéhi e Shaw; Mainoo e Rice; Saka, Bellingham e Foden; Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.
*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima.
Saiba Mais