Tarja das olimpiadas
Paris 2024

Rafael Macedo perde e disputará repescagem do judô

Brasileiro ganha as duas primeiras lutas, mas perde para espanhol nas quartas de final e terá sul-coreano pela frente para manter sonho de bronze

Rafael Macedo perdeu para o espanhol Tristani Mosakhlishvili e irá tentar se salvar na repescagem. -  (crédito: Luis Robayo/ AFP)
Rafael Macedo perdeu para o espanhol Tristani Mosakhlishvili e irá tentar se salvar na repescagem. - (crédito: Luis Robayo/ AFP)

Único brasileiro envolvido nas disputas do judô dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Rafael Macedo (90 kg) ainda cultiva chances de medalha após as primeiras lutas desta quarta-feira (31/7). Após começar bem e vencer dois adversários, o judoca perdeu nas quartas de final para um adversário espanhol e passará por uma etapa de repescagem para sonhar pelo bronze.

Rafael iniciou a trajetória em Paris-2024 frente ao holandês Noel van 't End. Em disputa equilibrada, precisou do Golden Score para vencer e foi beneficiado pela eliminação do adversário após o recebimento de três punições. O resultado classificou Rafael para a etapa seguinte das disputas realizadas na Arena Champ de Mars, estrutura montada próxima à Torre Eiffel. Na luta seguinte, aplicou um ippon para superar o romeno Alex Cret.

A derrota responsável por acabar com as chances de ouro ou prata para o brasileiro veio em confronto pegado contra o espanhol Tristani Mosakhlishvili. Rafael tentou ser incisivo, mas sofreu um waza-ari, com 3m13s do tempo regulamentar do confronto e precisou correr atrás do prejuízo com poucos segundos no relógio. Não deu tempo. Assim, Macedo perdeu e foi encaminhado à repescagem dos 90 kg em Paris-2024.

A partir das 11h no horário de Brasília (16h no fuso parisiense), o brasileiro terá uma possível caminhada de duas lutas para subir ao pódio na Cidade Luz. Primeiro, precisará vencer o sul-coreano Juyeop Han. Se tiver êxito, encara um judoca eliminado na etapa de semifinais da disputa na Arena Champ de Mars. Quem vencer o confronto decisivo volta para a casa com uma medalha de bronze dos Jogos Olímpicos no peito.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 31/07/2024 09:22 / atualizado em 31/07/2024 09:22
x