Tarja das olimpiadas
Paris 2024

Olimpíadas de Paris 2024: confira destaques da Cerimônia de Abertura

A partir das 14h30, no horário de Brasília, já será possível acompanhar a festa, que terá como destaque o desfile de 206 delegações

Atletas da delegação brasileira agitam bandeiras brasileiras enquanto navegam em um barco pelo rio Sena no início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024 -  (crédito: CARL DE SOUZA / POOL / AFP)
Atletas da delegação brasileira agitam bandeiras brasileiras enquanto navegam em um barco pelo rio Sena no início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024 - (crédito: CARL DE SOUZA / POOL / AFP)

Paris e Brasília — Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 finalmente começaram! Nesta sexta-feira (26/7), um show de luzes, fogos e dança iluminará o rio Sena, que será palco da Cerimônia de Abertura dos Jogos. A partir das 14h30, no horário de Brasília, já será possível acompanhar a festa. 

Todas as 205 delegações desfilaram em barcos na água em um trajeto de 6km, que foi televisionado por meio de câmeras dentro dos barcos para que os espectadores consigam ver os atletas de perto.

A cerimônia de abertura teve exibição no Brasil nos mesmos canais oficiais de transmissão dos Jogos pela  TV Globo, Sportv, Globoplay e Cazé TV. 

Veja destaques da cerimônia:

 

O desfile

O desfile das delegações foi dividida em atos e passou por 12 pontos tradicionais da cidade, cada um representando um pilar — Encanto, Sincronia, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Irmandade, Espírito Esportivo, Festividade, Escuridão, Solidariedade, Solenidade e Eternidade, na Torre Eiffel. 

O céu de Paris não escureceu enquanto as estrelas do espetáculo não entraram em ação. Cartão postal, o Rio Sena dividiu os holofotes com os mais de 7 mil atletas de 205 delegações, que desfilaram em 85 embarcações pelos 6km de leste a oeste do manancial. O primeiro país a entrar foi a Grécia.  

Porta-bandeiras do Brasil

O Time Brasil está pronto para o começo da Cerimônia. Em preparação para o desfile, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou uma foto dos porta-bandeiras do Brasil para o momento. 

Pela segunda vez, o Brasil foi representado por um homem e uma mulher. O canoísta e quatro vezes medalhista olímpico, Isaquias Queiroz, e Raquel Kochhann, do rugby sevens, repetiram o feito de Bruninho (vôlei) e da judoca brasiliense Ketleyn Quadros na cerimônia esvaziada em Tóquio-2020.

  • Isaquias Queiroz e Rachel Kochhann são os porta-bandeiras do Time Brasil nas Olimpíadas de Paris
    Isaquias Queiroz e Rachel Kochhann são os porta-bandeiras do Time Brasil nas Olimpíadas de Paris Helena Petry / COB

Brasil encanta plateia

Sozinhos em um barco, o Time Brasil levou a festa para Olimpíadas. Com a empolgação dos porta-bandeiras, os atletas cantaram e dançaram enquanto acenavam com bandeiras do país. Concentrados no Taiti, os surfistas não participaram presencialmente da abertura, mas estiveram virtualmente. 

  • O porta-bandeira do Brasil, Isaquias Guimarães Queiroz, chega para embarcar no barco da delegação às margens do rio Sena durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024.
    O porta-bandeira do Brasil, Isaquias Guimarães Queiroz, chega para embarcar no barco da delegação às margens do rio Sena durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024. CARL DE SOUZA / POOL / AFP
  • Delegação do Brasil navega em barco à frente de barco com as delegações de Brunei, Bulgária, Burkina Faso, Burundi e Cabo Verde durante cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024.
    Delegação do Brasil navega em barco à frente de barco com as delegações de Brunei, Bulgária, Burkina Faso, Burundi e Cabo Verde durante cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024. Damien MEYER / AFP
  • Delegação brasileira navega em barco durante cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024.
    Delegação brasileira navega em barco durante cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, em Paris, no dia 26 de julho de 2024. Damien MEYER/AFP
  • Atletas da delegação brasileira comemoram agitando bandeiras brasileiras enquanto navegam em um barco pelo rio Sena durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris
    Atletas da delegação brasileira comemoram agitando bandeiras brasileiras enquanto navegam em um barco pelo rio Sena durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em Paris CARL DE SOUZA / POOL / AFP

Show de Lady Gaga gravado

A cantora estadunidense Lady Gaga também abrilhantou o espetáculo. Contudo, a performance não foi ao vivo, o que frustrou fãs da região na qual começou a festa. A reportagem do Correio que estava no local flagrou o momento em que a artista gravou a apresentação. Tudo ocorreu cerca de três horas antes do início oficial da cerimônia.

'Assassin's Creed'? nas Olimpíadas

Um dos grandes questionamentos durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 foi a identidade do "mascarado" que carregou a tocha olímpica durante boa parte do rito tradicional. Na web, ele foi comparado ao jogo Assassin's Creed e ao personagem Ezio.

A organização dos Jogos Olímpicos confirmou que o "misterioso portador da tocha" foi inspirado em uma série de personagens mascarados que deixaram marcas na cultura francesas: Belphégor, a Máscara de Ferro, o Fantasma da Ópera, Fantomas, Ezio de Assassin's Creed e Arsène Lupin

Barco de Israel passa vazio em primeira aparição na abertura

Durante a abertura dos Jogos, a embarcação com a delegação de Israel passou vazia sobre o rio Sena na primeira aparição na transmissão ao vivo do evento. Diferentemente de outras delegações, os atletas israelense estavam na parte de baixo do barco. O fato levantou especulações de que a delegação não ficou em destaque no navio por questões de segurança.

Momentos após o início da apresentação de delegação israelense, no entanto, os atletas deixaram a parte inferior da embarcação e ficaram à mostra, em cima e segurando a bandeira de Israel. O país está em guerra contra o grupo terrorista Hamas há quase um ano.

Macron e autoridades falaram

Durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas, o presidente da França, Emmanuel Macron, limitou-se a anunciar: "Eu declaro abertos os Jogos de Paris!"

O presidente dos Jogos Olímpicos de Paris, Tony Estanguet, discursou sobre a audácia que tiveram de fazer o que nunca foi feito antes: uma cerimônia de abertura no meio da cidade. "Muito obrigado ao COI, por ter dado à França essa oportunidade única", disse.

Já o presidente do COI, Thomas Bach agradeceu aos franceses por recebê-los tão bem. "A chama olímpica fará com que Paris e a França brilhem ainda mais". 

 

Pira Olímpica

Após passar pelas mãos de 10 mil pessoas e de peregrinar por 68 dias por 65 territórios franceses, a chama foi levada à pira olímpica pelo judoca Teddy Riner, dono de cinco medalhas olímpicas e 10 vezes campeão mundial, e por Marie-José Perec, velocista dona de três ouros em Olimpíadas. A cantora canadense Céline Dion fechou a festa e arrancou muitos aplausos na primeira apresentação após ser diagnosticada com  doença neurodegenerativa rara. Enfim, estão abertos os Jogos Olímpicos de Paris. 

 


Durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, nesta sexta-feira (26/7), o presidente da França, Emmanuel Macron, limitou-se a anunciar: "Eu declaro abertos os Jogos de Paris!". Antes do evento, no entanto, a imprensa teve acesso a uma cartilha (link) que reúne as expectativas do líder francês e de personagens envolvidos na direção dos Jogos deste ano.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 26/07/2024 13:55 / atualizado em 26/07/2024 18:58
x