Responsáveis por reunir 48 modalidades diferentes em uma única competição, os Jogos Olímpicos, como de costume, também se destacam por proporcionar o encontro entre vários dos principais atletas do planeta.
Muitos, inclusive, se diferenciam por serem ídolos consagrados nos respectivos cenários. Outros, surgem como candidatos a marcarem época no torneio de verão. As brasileiras Marta e Rebeca Andrade são exemplos disso. Enquanto a rainha do futebol disputa a sexta Olimpíada ainda em busca do ouro inédito, a ginasta, mesmo ainda nova, foi campeã olímpica em Tóquio-2020.
Apesar disso, são os Estados Unidos que puxam a fila. Simone Biles e LeBron James dispensam apresentações. A seguir, o Correio lista 10 das grandes estrelas presentes nas Olimpíadas de Paris-2024.
- Leia também: Guia das Olimpíadas-2024: 1.083 dias depois, o povo retorna aos Jogos
- Leia também: Guia das Olimpíadas: conheça os 274 atletas do Time Brasil
LeBron James
O astro da NBA é um colecionador nato de recordes no mundo da bola laranja. Com 38.390 pontos, é o maior cestinha da história da liga. Além disso, é o único MVP das finais com três times diferentes. Ele será o líder do “Dream Team” na busca pela 17ª medalha de ouro.
Simone Biles
Grande símbolo da ginástica estadunidense, Simone Biles é a figura mais condecorada da história da modalidade. Em apenas duas edições das Olimpíadas, soma quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
Marta
Conhecida como “Rainha Marta”, a camisa 10 da Seleção é amplamente considerada como a maior jogadora de futebol de todos os tempos. Eleita melhor do mundo em seis oportunidades, lidera o Brasil rumo ao ouro inédito no futebol feminino.
Carlos Alcaraz
Com Nadal e Djokovic cada vez mais perto da aposentadoria, o espanhol de apenas 21 anos é o nome da vez no tênis. Com quatro Grand Slams conquistados, ele é o quarto a alcançar o feito antes dos 22 anos na Era Aberta.
Gabriel Medina
Referência do surfe mundial, o paulista de 30 anos disputará a primeira Olimpíada da carreira. Tricampeão mundial, Medina foi o primeiro brasileiro a vencer o torneio. Em 2015, foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo.
Katie Ledecky
A nadadora americana de 27 anos é a atual detentora do recorde mundial no nado livre feminino de 400, 800 e 1500 metros. É também recordista de medalhas de ouro na história da natação feminina em Olimpíadas, com sete. A primeira veio em Londres-2012, aos 15 anos.
Teddy Riner
O judoca francês de 2,04m de altura e 130 kg é tricampeão olímpico, nove vezes campeão mundial e cinco vezes campeão europeu. Até agosto de 2016, Riner havia perdido apenas oito lutas em toda a carreira, começada em 2005, quando ele tinha 16 anos.
Rebeca Andrade
Prestes a participar da terceira Olimpíada da carreira, a paulista de 25 anos encantou o mundo nos Jogos de Tóquio-2020. Ao som de “Baile de Favela”, foi campeã olímpica no salto, algo nunca antes conquistado pelas mulheres brasileiras da ginástica.
Alexia Putellas
Assim como Marta no Brasil, Putellas é reconhecida como a rainha do futebol na Espanha. A camisa 11 do Barcelona já foi eleita quatro vezes como a melhor jogadora do mundo: duas pela Fifa, e duas pela France Football. Ela é a capitã da Espanha em Paris-2024.
Eliud Kipchoge
Bicampeão olímpico nos Jogos do Rio-2016 e Tóquio-2020, o queniano poderá alcançar o terceiro topo do pódio na maratona. Também campeão mundial, Kipchoge é considerado como o maior maratonista de todos os tempos, com apenas três derrotas nos 42km.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br