Tarja das olimpiadas
Curiosidades

Em quais modalidades olímpicas os animais venceriam os humanos?

Algumas medalhas de ouro seriam facilmente conquistadas por animais pelas capacidades de natação, salto, levantamento de peso e corrida de determinadas espécies

As zebras conseguem manter sua velocidade por até 20 quilômetros -  (crédito: Ron Dauphin/Unsplash)
As zebras conseguem manter sua velocidade por até 20 quilômetros - (crédito: Ron Dauphin/Unsplash)

Desde que as Olimpíadas foram criadas, na Grécia Antiga, participaram delas apenas seres humanos — a única exceção são os cavalos, por conta do hipismo. No entanto, algumas das modalidades disputadas em Paris seriam facilmente vencidas por animais, devido às capacidades avançadas em natação, salto, levantamento de peso e corrida de determinadas espécies.

Antes de tudo, vale ressaltar que, mesmo que animais competissem, os seres humanos garantiriam ao menos 200 das 329 medalhas de ouro em disputa. Isso porque existem esportes que exigem habilidades típicas dos humanos, como o controle das mãos e coordenação motora. Um gorila poderia jogar futebol, mas talvez não tivesse a coordenação exigida para o nível olímpico. Um elefante poderia segurar uma raquete com a tromba, porém não teria a habilidade de jogar tênis.

No entanto, há esportes em que os animais teriam chance de garantir a medalha de ouro. Confira a seguir por categoria:

Corrida

O guepardo é o animal mais rápido do mundo, podendo correr até 29 metros por segundo em percursos de 200 metros. Porém eles são limitados a pequenas distâncias, pelo comportamento na natureza — eles correm e, se não conseguem pegar a presa logo de primeira, desistem. Assim, os guepardos ganhariam facilmente as corridas de 100 e 200 metros rasos.

Existem outros animais que venceriam os seres humanos em distâncias de até 10 quilômetros: as zebras conseguem manter sua velocidade por até 20 quilômetros, e os impalas também seriam fortes candidatos para corridas de distância média.

Para maiores distâncias, como maratonas, um possível adversário para os seres humanos é o cavalo. Existem, inclusive, corridas entre homens e cavalos ao redor do mundo, a principal delas em LLanwyrt Wells, no País de Gales, em que os cavalos vencem a maioria das disputas.

Natação

Os seres humanos não são naturalmente aquáticos, mas é impossível pensar que qualquer animal faça os nados costas e borboleta, por exemplo.

Porém, no nado livre, grande parte de peixes e cetáceos ultrapassariam os humanos. Além disso, o pinguim-gentoo não teria o menor problema em vencer, já que consegue nadar a 35 km/h. 

Salto

Os humanos não teriam a menor chance no salto, seja o salto em altura ou em distância. A competição seria entre os cangurus e os impalas, ambos capazes de atingir altura de 3 metros e distância de 10 metros enquanto saltam.

Escalada

As habilidades de escaladas dos humanos pioraram muito desde que a nossa espécie desceu das árvores e passou a ser predominantemente terrestre. Dessa forma, o vencedor da escalada poderia ser um orangotango, uma cabra montanhosa ou o marsupial petrogale.

Levantamento de peso

Em comparação ao mundo animal, os seres humanos não são muito fortes. Na categoria aberta de levantamento de peso, os elefantes africanos podem levantar até 9 toneladas, muito mais do que a competição estipula. Seria medalha de ouro com certeza.

Se o critério fosse levantar mais vezes o próprio peso, os besouros seriam campeões, uma vez que conseguem carregar até mil vezes o peso do corpo. Isso, porém, não garante medalha nas Olimpíadas.

Orangotangos machos conseguem levantar 225 quilos e poderiam ganhar as categorias médias, dependendo do peso individual.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 25/07/2024 19:02
x