Ligas Europeias

Ligas Europeias e FIFPro processam a Fifa na Comissão Europeia

xa formal acusa entidade máxima do futebol mundial de violar as leis de concorrência devido ao calendário de jogos internacionais

 FIFA President Gianni Infantino delivers closing remarks during the 74th FIFA Congress in Bangkok on May 17, 2024. The 74th FIFA Congress is taking place in Bangkok with member associations voting on a range of issues including confirmation of the host nation or nations for the 2027 women's football World Cup. (Photo by Manan VATSYAYANA / AFP)
     -  (crédito:  AFP via Getty Images)
FIFA President Gianni Infantino delivers closing remarks during the 74th FIFA Congress in Bangkok on May 17, 2024. The 74th FIFA Congress is taking place in Bangkok with member associations voting on a range of issues including confirmation of the host nation or nations for the 2027 women's football World Cup. (Photo by Manan VATSYAYANA / AFP) - (crédito: AFP via Getty Images)

As Ligas Europeias e a FIFPro apresentaram uma queixa formal à Comissão Europeia contra a Fifa, acusando a entidade que regula o futebol mundial de violar as leis de concorrência devido ao calendário de jogos internacionais. Ao mesmo tempo, a La Liga também aderiu a esse processo.

Em comunicado, as Ligas Europeias, presididas pelo português Pedro Proença, que representam os principais campeonatos do continente, exceto a liga espanhola, afirmam que há anos vêm pedindo à Fifa um processo claro, transparente e justo para o calendário de jogos. No entanto, lamentam que a Fifa tenha se recusado repetidamente a incluir as ligas nacionais e os sindicatos de jogadores em suas decisões.

Dessa maneira, as Ligas Europeias e a FIFPro acusam a Fifa, liderada por Gianni Infantino, de tomar decisões unilaterais. Ao mesmo tempo, argumentam que o calendário internacional está saturado e tornou-se insustentável para as ligas nacionais e um risco para a saúde dos jogadores.

Ligas Europeias querem ‘proteger o futebol’

Além disso, as Ligas Europeias e a FIFPro afirmam que a entidade favorece suas próprias competições e interesses comerciais. Por isso, consideram que a ação judicial é o único passo responsável para proteger o futebol e seus trabalhadores das decisões unilaterais da Fifa.

Na luta contra o que consideram ser um abuso de posição, por entenderem que a Fifa exerce um duplo papel como reguladora global do futebol e organizadora de competições, criando um conflito de interesses, as Ligas Europeias anunciam ações separadas por ligas individuais e sindicatos de jogadores a nível nacional, num movimento global na Europa.

LEIA MAIS: Álvarez é o jogador mais valioso dos Jogos Olímpicos; veja o top-10

“Os sindicatos de jogadores ingleses, franceses e italianos entraram com uma ação no tribunal comercial de Bruxelas em junho”, lembram.

Reação dura da Fifa

Em sua conta na rede social ‘X’, a Fifa reagiu duramente ao comunicado. Primeiro, lembrou que “o atual calendário foi aprovado por unanimidade pelo Conselho da Fifa, composto por representantes de todos os continentes, incluindo a Europa, após uma consulta abrangente e inclusiva, que incluiu a FIFPro e órgãos das ligas.”

Depois, criticou o movimento europeu.

“Algumas ligas na Europa — elas próprias organizadoras e reguladoras de competições — agem com interesse comercial, hipocrisia e sem consideração por todas as outras pessoas no mundo. Estas ligas aparentemente preferem um calendário repleto de jogos amigáveis e tours de verão, envolvendo muitas vezes extensas viagens pelo mundo.”

LEIA MAIS: Veja os jogos da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Paris

Por fim, a Fifa afirma que “deve proteger os interesses gerais do futebol mundial, incluindo a proteção dos jogadores, em todos os lugares e em todos os níveis do jogo.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Redação Jogada10
postado em 23/07/2024 16:03
x