Uma das grandes revistas esportivas do mundo, a Sports Illustrated divulgou, nesta segunda-feira (22/7), a tradicional lista de previsões de medalhas de todos os esportes pata as Olimpíadas de Paris 2024. Para o Brasil, a previsão é de 22 medalhas ao todo — cinco de ouro, oito de prata e nove de bronze.
Pela previsão, os medalhistas de ouro do Brasil serão : Rayssa Leal, do Skate, Gabriel Medina, no Surfe, a dupla Duda e Ana Patrícia, do Vôlei de praia, Bia Ferreira, do Boxe, e a equipe masculina de vôlei. Veja todas as medalhas citadas por eles e uma análise mais detalhada sobre alguns esportes mencionados.
- Leia também: Olimpíadas de Paris-2024: conheça todos os atletas brasileiros classificados
- Veja: Paris 2024: saiba quais medalhas de ouro inéditas o Brasil pode conquistar
Todas as medalhas:
Ouro
- Beatriz Ferreira — Boxe (60kg)
- Rayssa Leal — Skate (Street)
- Gabriel Medina — Surfe
- Duda e Ana Patrícia — Vôlei de Praia
- Vôlei Masculino
Prata
- Marcus D’Almeida — Tiro com arco (individual)
- Wanderley Pereira — Boxe (80kg)
- Rebeca Andrade — Ginástica Artística (Individual Geral)
- Rebeca Andrade — Ginástica Artística (Salto)
- Rebeca Andrade — Ginástica Artística (Trave)
- Rebeca Andrade — Ginástica Artística (Solo)
- Martine Grael e Kahena Kunze — Vela
- Ana Marcela Cunha — Águas Abertas (10km)
- Vôlei Feminino
Bronze
- Keno Marley — Boxe (92kg)
- Beatriz Soares* — Boxe (66kg)
- Equipe Feminina de Ginástica Artística
- Rafael Silva — Judô (+100kg)
- Augusto Akio — Skate (Park)
- Tatiana Weston-Webb — Surfe
- Caroline Santos — Taekwondo (67kg)
- Alison Dos Santos — Atletismo (400m com Barreiras)
*A atleta não está classificada para Paris
Confira mais detalhes sobre as modalidades citadas:
Judô
Um dos detalhes da previsão que chamou a atenção foi a ausência de medalhistas de ouro no Judô, e apenas uma medalha no geral para a modalidade: Rafael Silva, o Baby, com uma de bronze na categoria +100kg. As medalhistas olímpicas Mayra Aguiar e Rafaela Silva nem foram citadas.
Vôlei
Pelas temporadas de seleção, a escolha da Seleção Masculina de Vôlei para a medalha de ouro e outra prata olímpica para a Feminina, também foi controversa. Na última competição antes das Olimpíadas, a Liga das Nações, o time feminino terminou em quarto lugar enquanto a masculina foi eliminada nas quartas de final.
Boxe
No Boxe, na qual o Brasil venceu várias medalhas em Tóquio 2020, a lista deu destaque apenas para alguns atletas como Beatriz Ferreira, favorita ao ouro, e Keno Marley com bronze. Além disso, computa uma medalha de bronze para Beatriz Soares, que nem está classificada para Paris.
Ginástica Artística
Na Ginástica Artística, Rebeca Andrade foi prevista apenas para medalhas de prata, perdendo quase todas as disputas diretas para Simone Biles, dos EUA, e uma para a chinesa Zhou Yaqin. No masculino, o Brasil não consta em nenhuma medalha.
Atletas brasileiros nem citados
Outros brasileiros que não aparecem nas listas e brigam forte por medalha em Paris são Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, as atletas da Ginástica Rítmica, os jogadores de Tênis e de Tênis de Mesa, entre outros.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br