O Juventude anunciou nesta quarta-feira (17) a chegada do técnico Jair Ventura. O treinador foi contratado para o lugar de Roger Machado, que deixou o Jaconero para assumir o Internacional. É a sua segunda passagem pelo Alfredo Jaconi.
Em 2021, Jair Ventura assumiu o Juventude com a missão de salvar a equipe do rebaixamento à Série B. E o objetivo foi conquistado, garantindo a permanência na elite. Foram 11 jogos na campanha, com cinco vitórias. No entanto, o clube iniciou muito mal à disputa do Gauchão de 2022, o que levou a demissão do treinador.
O acerto ocorreu nesta quarta-feira. Afinal, Roger Machado comandou o Juventude no empate com o Atlético-MG na última terça, no Mané Garrincha, em Brasília. E, no sábado, ajudou o Jaconero a eliminar justamente o Inter, seu novo clube, na terceira fase da Copa do Brasil.
Jair Ventura iniciou sua carreira como auxiliar técnico do Botafogo. Em seguida, em 2016, teve a primeira experiência como treinador no próprio Alvinegro, onde ficou até o fim de 2017. Passou também por times como Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense e Goiás.
Agora, Ventura já tem uma dura missão à frente do Juventude. No domingo, às 18h30 (de Brasília), enfrenta o São Paulo, novamente no Mané Garrincha, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Último trabalho de Jair Ventura
Jair Ventura foi demitido do Atlético-GO em junho, após maus resultados no Campeonato Brasileiro. Ele chegou ao clube em julho do ano passado e conseguiu fazer grande campanha na Série B. Afinal, o time terminou o primeiro turno da competição na 11ª posição, longe do G4. Contudo, fez grande campanha de recuperação com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, consolidando o acesso para a elite.
Já nesta temporada, o treinador começou com tudo, engatando 15 vitórias seguidas, um recorde dentro do clube. Além disso, conquistou o tricampeonato estadual e também classificou o Dragão para as oitavas de final da Copa do Brasil. Na Série A, teve um começo complicado, mas conseguiu reagir ao conquistar sete pontos contra Vitória, Juventude, Corinthians e Fluminense.
Ao todo, Jair Ventura esteve à frente do Atlético Goianiense em 31 jogos na atual temporada, com 20 vitórias, três empates e oito derrotas. Números que correspondem a um aproveitamento de 67%.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br