extracampo

Presidente da Federação Colombiana de Futebol é detido após final da Copa América

Presidente da Confederação Colombiana acaba detido após final da Copa América

Presidente da Confederação Colombiana acaba detido após final da Copa América -  (crédito: Foto: Divulgação/Conmebol)
Presidente da Confederação Colombiana acaba detido após final da Copa América - (crédito: Foto: Divulgação/Conmebol)

O presidente da Federação Colombiana de futebol, Ramón Jesurún, acabou detido em Miami após um incidente com seguranças do Hard Rock Stadium. A confusão começou quando o representante tentou acessar o gramado para cerimônia de encerramento da Copa América 2024, no último domingo (14). Um dia depois, no entanto, pagou uma fiança de cerca de 2 mil dólares para ser liberado.

A detenção de Jesurún ocorreu momentos após a derrota da Colômbia para Argentina, por 1 a 0, pela decisão da Copa América. Segundo arquivo policial do condado de Miami-Dade (Flórida), Ramón acabou preso sob acusação de “agressão a policial/funcionário”. Cabe pontuar que as autoridades também levaram o filho do representante colombiano.

O QUE ACONTECEU

Jesurún estava acompanhado de familiares quando tentou acessar os gramados do Hard Rock Stadium para cerimônia de premiação da Copa América. No entanto, segundo o colombiano, os agentes locais impediram sua passagem mesmo após apresentação da credencial de ”acesso total”.

A confusão evoluiu e terminou em briga generalizada na parte interna do estádio em Miami, que também teve tumulto nos acessos. Jesurún acabou detido junto com o filho, mas ambos foram liberados pela polícia após pagamento de fiança – cerca de R$ 10.800 na cotação atual da moeda americana.

“Anteriormente, eu insisti (com o segurança) para que eu entrasse mas ele me empurrou, uma briga ridícula e desnecessária começou”, disse Jesurún ao jornal local El Heraldo.

REPERCUSSÃO

A detenção de Ramón Jesurún e seu filho repercutiu mundialmente e motivou debates nas redes sociais. A predominância de opiniões, no entanto, tratam o caso do representante colombiano como consequência de um destempero emocional. Há, inclusive, quem avalie o comportamento dos dois como ‘vergonha global’.

“O que aconteceu com Ramón Jesurún, presidente da Federação Colombiana de Futebol, e seu filho é uma vergonha global. Tem que destituí-lo do cargo, não podemos continuar a tolerar pessoas que, sob qualquer desculpa ou ideologia, apelam à violência. Vergonhoso”, escreveu Enrique Gómez, advogado colombiano, em seu perfil no X.

MAIS CONFUSÃO NA COPA AMÉRICA

O Hard Rock Stadium, um dos principais palcos para próxima edição de Copa do Mundo, virou cenário de guerra durante e após a final da Copa América 2024. Torcedores sul-americanos tentaram acessar o estádio sem ingressos e causaram uma confusão generalizada, com pessoas pisoteadas e outras feridas. Alguns, inclusive, usaram o duto de ventilação do local para acompanhar a decisão.

O organizadores do evento estão tratando o grupo de torcedores como ‘criminosos’ e se juntaram com a Polícia para identificá-los. A ideia é responsabilizá-los e puni-los pelo ocorrido antes do jogo entre Colômbia x Argentina, no último domingo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 16/07/2024 12:36
x