Futebol

Guia da rodada 13 do Brasileirão 2024: Jogos, escalações e onde assistir

Décima terceira jornada do campeonato mais amado do país chega com mais dez partidas dispostas em três dias; Destaques ficam com clássico carioca entre Vasco e Botafogo na abertura da rodada, e Derby Paulista entre Palmeiras e Corinthians no encerramento

Com classicos locais, duelos de tricolores e confronto atleticano, o Brasileirão se prepara para apitar o início da 13ª rodada. Na jornada anterior, os dois melhores colocados na tabela não sustentaram o mando de campo alheio e tropeçaram.

O Flamengo colocou a liderança em risco, já que o Bahia venceu e empatou na pontuação. O Palmeiras perdeu a vice-líderança e, ultrapassado também pelo Bahia, caiu direto para o quarto lugar. Na zona de perigo, o único resultado positivo ficou por conta do Vitória que pulou para 15ª, afogou o Atlético-GO e deixou o Vasco na risca. Abaixo do goiano, Corinthians, Grêmio e Fluminense completam o Z-4.

O confronto carioca entre Vasco e Botafogo, no sábado (29/6), inaugura a bateria de jogos juntamente ao duelo de Cuiabá e RB Bragantino. O último domingo de junho contará com sete partidas. Para começar os trabalhos, Atlético-MG e Atlético-GO se enfrentam pela manhã.

A tarde será dos tricolores. Grêmio e Fluminense se encontram, assim como São Paulo e Bahia. No mesmo horário, o duelo é entre os grandes vencedores do meio de semana, Fortaleza e Juventude. As três partidas das 18h30 encerram o dia.

O Criciúma pega o Internacional, Vitória e Athletico-PR protagonizam o confronto rubro-negro e Flamengo e Cruzeiro jogam no maior palco de futebol do Brasil, o Maracanã. A rodada termina na segunda-feira (1/7), com o derby paulista, Palmeiras e Corinthians. Veja, a seguir o melhor da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.  

Vasco x Botafogo

Com necessidade de vitória, o Clássico da Amizade não será tão tranquilo como seguere o nome. Os dois times estão à beira de definições, mas de lados opostos. O mandante terminou a rodada uma colocação àcima da zona de rebaixamento. A derrota contra o Bahia na quarta-feira (26/6) impossibilitou o Gigante da Colina de somar pontos e, ainda, o Vitória conseguiu a ultrapassagem e tomou a 15ª posição. Apesar da fase delicada, o time cruz-maltino leva vantagem como mandante, já que a última derrota em São Januário foi em 27 de abril. O Botafogo ascendeu novamente. A virada em cima do RB Bragantino, na rodada anterior, fez a equipe superar o Palmeiras e dormir em terceiro lugar durante o resto da semana. O Fogão também deve contar com o retorno de Júnior Santos à relação, em retorno de lesão.

Data: sábado (29/6), às 18h30.

Local: São Januário, Rio de Janeiro.

Transmissão: SporTV e Premiere.

Prováveis escalções:

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, João Victor, Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho; Rossi, Estrella, Adson; Vegetti. Técnio: Rafael Paiva (interino).

Botafogo 

John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza, Marçal; Tchê Tchê, Gregore; Romero, Eduardo, Luiz Henrique; Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge.

 

Cuiabá x RB Bragantino

No embalo, a ascensão cuiabana é pertinente. A equipe verde e amarela não perde há quatro rodadas e toma distância da zona de rebaixamento. Além de conquistar os três pontos, os resultados do Dourado demonstram qualidade no ataque, na temporada a equipe tem número de gols maior que a pontuação, são 13 contra 12. O Bragantino, por outro lado está no escorregador. Há 10 rodadas o time de Bragança liderava o campeonato, agora briga para retornar ao G-6, na oitava colocação. Ainda mais, o rendimento do time da Red Bull na Arena Pantanal é baixo. A primeira vez que os dois times se cruzaram foi em junho de 2018, no estádio em Mato Grosso, e foi a única vez que o gramado foi palco de vitória do visitante paulista.

Data: sábado (29/6), às 18h30.

Local: Arena Pantanal, Cuiabá.

Transmissão: Premiere

Prováveis escalções:

Cuiaba

Walter; Alexandre, Marllon, Empereur, Ramon; Augusto, Mineiro, Denilson; Cafu, Pitta, Clayson. Técnico: Petit.

RB Bragantino

Lucao; Santos, Henrique, Candido; Vitinho, Jadsom, Raul, Capixaba; Helinho, Borbas, Evangelista. Técnico: Pedro Caixinha.

 

Atlético-MG x Atlético-GO

A partida 100% atleticana é a briga pelo goianiense desafundar da zona vermelha. Apesar do empate com o Grêmio, o rubro-negro foi empurrado para a 17ª colocação, mas tem a pontuação empatada à do Vasco, um degrau àcima. O time mineiro vive uma situação morna, ocupando o 10º lugar. Na rodada passada o Galo voltou a vencer depois de três jogos sem sucesso, que o custou nove digitos no saldo de gols. Gabriel Milito terá trabalho para definir a equipe titular para o confronto. Além dos quatro lesionados e os três à dispor de Dorival Junior, na Copa América, Scarpa e Bruno Fuchs estão suspenso pela rodada. No mais, o duelo marca a visita do Atlético Goianiense à Arena MRV. 

Data: domingo (30/6), às 11h.

Local: Arena MRV, Belo Horizonte.

Transmissão: Premiere.

Prováveis escalções:

Atlético-MG

Matheus Mendes; Mariano, Igor Rabello e Rômulo; Brahian Palacios, Battaglia, Zaracho (Paulo Vitor), Pedrinho e Igor Gomes; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.

Atlético-GO

Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão; Lucas Kal, Randerson, Rhaldney e Shaylon; Luiz Fernando e Emiliano Rodríguez. Técnico: Anderson Gomes.

 

Grêmio x Fluminense

No duelo de tricolores deve ser esperado clima. O atual campeão da Libertadores está há cinco jogos sem conquistar nenhum ponto. O Grêmio difere apenas um ponto do adversário e, embora a campanha similar, na última rodada interrompeu o jejúm de derrotas, com um empate. Além disso, no confronto direto, o Imortal tem seis vitórias seguidas na conta. Foi em 2019 que o time carioca saiu triunfante pela última vez. Agora, pontuar vale o folego para caminhar para uma virada de situação na tabela.

Data: domingo (30/6), às 16h.

Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul.

Transmissão: TV Globo e Premiere.

Prováveis escalções:

Grêmio

Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê, Nathan Fernandes (Pavon), Cristaldo e Gustavo Nunes; João Pedro Galvão. Técnico: Renato Gaúcho.

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Antônio Carlos, Thiago Santos e Marcelo; Martinelli, Gabriel Pires e Ganso; Lima, Keno e Cano. Técnico: Marcão.

 

São Paulo x Bahia

O segundo confronto entre tricolores na rodada tem clima mais vitorioso. O visitante baiano briga pela liderança, enquanto o dono da casa busca se alocar no G-6, no qual está somente há um ponto de distância. Na última rodada o Tricolor de Aço conquistou mais uma vitória e confirmou a sequência de 18 jogos invicto na Arena Fonte Nova. O time paulista retomou aos trilhos da vitória na rodada anterior, após quatro jogos distante de uma vitória e duas derrotas seguidas. Caso a vantagem da boa fase prevaleça, o time de Salvador irá triunfar no Estádio MorumBIS, pelo Brasileirão, pela primeira vez depois de 13 anos.

Data: domingo (30/6), às 16h.

Local: MorumBIS, São Paulo.

Transmissão: Premiere

Prováveis escalções:

São Paulo

Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Diego Costa, Welington; Luiz Gustavo, Alisson, Nestor, Lucas, Luciano, Calleri. Técnico: Luis Zubeldía.

Bahia

Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.

 

Fortaleza x Juventude

 As duas equipes chegam para o confronto vitoriosos, mas com furos de ambos os lado. A equipe de Vojvoda terá o desfalque de sete jogadores, sendo dois em disputa pela Copa América e os outros cinco impedidos pelo departamento médico. O cenário para o time de Caxias é parecido, com o mesmo número de jogadores lesionados. Além da similiaridade na condição do elenco, o cenário na competição também batem. As duas equipes estão coladas na tabela, com o tricolor cearense um ponto e lugar superior ao adversário da rodada. O Juventude derrotou o Fortaleza pela Série A somente uma vez em todo o histórico de encontro, há quase 20 anos. 

Data: domingo (30/6), às 16h.

Local: Arena Castelão, Fortaleza.

Transmissão: TV Globo e Premiere.

Prováveis escalções:

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Pedro Augusto e Hércules; Pikachu, Pochettino e Breno Lopes; Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Juventude

Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Zé Marcos, Rodrigo Sam e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Nenê; Lucas Barbosa, Erick Farias e Gilberto. Técnico: Roger Machado.

 

Criciúma x Internacional

Depois de sete anos sem encontro, o Internacional vai à Santa Catarina enfrentar o Criciúma. A situação do Tigre foi aliviada com as duas vitórias conquistas, apesar da derrota na rodada passda, mas ainda fica de olho no perigo da zona de rebaixamento já que está a apenas dois pontos de distância. O Colorado tem os mesmos resultados que o adversário nos últimos três jogos. Ambos os lados tem dois jogadores fora por razão do terceiro amarelo, mas os desfalques do time gaúcho são superiores. Borré, Valencia e Rochet estão nos EUA, na corrida da Copa América.

Data: domingo (30/6), às 18h30.

Local: Estádio Heriberto Hulse, Criciúma.

Transmissão: Premiere

Prováveis escalções:

Criciúma

Gustavo; Claudinho, Tobias Figueiredo, Wilker Ángel e Miguel Trauco; Barreto, Higor Meritão, Fellipe Mateus, Chrystopher (Felipe Vizeu) e Marcelo Hermes; Bolaise. Técnico: Cláudio Tencati.

Internacional

Fabricio; Bustos, Vitão, Fernando e Renê; Thiago Maia, Aránguiz, Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Lucca Drummond. Técnico: Eduardo Coudet.

 

Vitória x Athletico-PR

Mesmo embolado no grupo que briga para se afastar da zona da degola, o rubro-negro baiano chega à partida contra o adversário curitibano em bons ares após vencer o afundado em crise Fluminense. Os doze pontos conquistados tornam a campanha do Vitória superior à de diversas grandes equipes do país. Vasco, Corinthians, Grêmio e o próprio Fluminense estão todos abaixo do time de Salvador. Por ser dono da terceira pior defesa da competição, com 19 tentos sofridos, porém, precisará se cuidar. O Athletico-PR é o sexto colocado e briga para chegar ao G-4. Com 19 pontos, pode colar na liderança compartilhada de Flamengo e Bahia, com 24, caso consiga uma vitória e conte com combinação favorável de resultados. Entretanto, é apenas o 12º da tabela quando o assunto é a campanha como visitante.

Data: domingo (30/6), às 18h30.

Local: Barradão, Salvador.

Transmissão: Premiere

Prováveis escalções:

Vitória

Lucas Arcanjo; Willian Lepo, Caio Vinícius, Wagner Leonardo e Esteves; Willian Oliveira, Luan Vinícius e Léo Naldi; Matheuzinho, Osvaldo e Alerrando. Técnico: Thiago Carpini.
 

Athletico-PR

Léo Linck; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho e Christian; Nikão, Julimar e Mastriani. Técnico: Juca Antonello.
 

Flamengo x Cruzeiro

O Cruzeiro está em constante ritmo de subida na tabela, já a equipe rubro-negra busca confirmar a posição de líder, após uma derrota que colocou em risco. Apenas quatro pontos e posições separam as duas equipes. Apesar de estar na cabeça da tabela, o time carioca vem de um tropeço que o deixou estacionado, enquanto o Cabuloso entra em campo vitorioso com os três pontos que o fizeram ultrapassar o Athletico-PR e ficar na beira do G-4. A última vitória da equipe mineira em cima do Flamengo foi em 2018, desde então são seis vitórias rubro-negras e um empate. 

Data: domingo (30/6), às 18h30.

Local: Maracanã, Rio de Janeiro.

Transmissão: Premiere.

Prováveis escalções:

Flamengo

Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Gerson e Lorran; Victor Hugo, Luiz Araújo e Pedro. Técnico: Tite.

Cruzeiro

Anderson; William, Villalba, João Marcelo, Marlon; Lucas Silva, Lucas Romero, Ramiro; Veron, Matheus Pereira e Arthur Gomes. Técnico: Fernando Seabra.

 

Palmeiras x Corinthians

O Derby Paulista abrirá os trabalhos do campeonato no mês de julho. Na atual edição do BR, vivem campanhas distintas. O Palmeiras toca a vida órfão de Endrick com maestria. Na quarta colocação, se destacam em diferentes aspectos. Até aqui, possuem a segunda melhor defesa da competição. Além disso, podem dizer que são a equipe com melhor aproveitamento de pontos como visitantes. Apesar disso, vêm de derrota estridente diante do Fortaleza na última rodada, por três a zero. O Corinthians segue sob pressão. Com clima cada vez mais tenso nos bastidores, principalmente em relação à insatisfação da torcida diante do presidente Augusto Mello, o alvinegro continua na batalha para deixar o Z-4. Uma vitória pode tirar a equipe da degola. Para isso, no entanto, precisará torcer por tropeços de Atlético-GO e Vasco. Ambos possuem 10 pontos, enquanto o Corinthians soma nove.

Data: segunda-feira (1/7), às 20h.

Local: Allianz Parque, São Paulo.

Transmissão: Premiere.

Prováveis escalções:

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Naves, Murilo e Piquerez; Fabinho, Zé Rafael e Raphael Veiga; Estêvão, Dudu e Flaco Lópéz. Técnico: Abel Ferreira

Corinthians

M. Donelli; Matheuzinho, Cacá, Gustavo Henrique e Hugo; Raniele, Bidon e Garro; Coronado, Yuri Alberto e Wesley. Técnico: António Oliveira.

 

*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima.

Mais Lidas