Copa América

Uruguai estreia contra o Panamá na Copa América neste domingo

Para brasileiros, convocados da equipe celeste serão os mais "secados" do campeonato

Sergio Rochet, Guillermo Varela, Matias Viña, Giorgian de Arrascaeta, Nicolás de la Cruz e Agustín Canobbio... em um primeiro momento, essa parece ser apenas uma lista parcial de um possível time do Uruguai para a estreia na Copa América, neste domingo (23/06), às 22h, contra o Panamá. Mas no ponto de vista dos torcedores de times brasileiros, os nomes são o motivo para a equipe celeste ser a mais secada na edição de 2024 da competição.

Explica-se: como o Campeonato Brasileiro não parou para a realização da Copa América, o Uruguai é o responsável por gerar o maior número de desfalques na Série A. Nem mesmo o Brasil causou tantos estragos nas equipes locais — apenas três jogadores de times do país estão servindo à Seleção. Assim, quando a bola rolar na estreia uruguaia, torcedores de Flamengo, Athletico-PR e Internacional estarão unidos na expectativa de participação mais breve possível do país celeste na competição continental.

Os flamenguistas são os mais afetados. Varela, Viña, Arrascaeta e De la Cruz estão fora dos compromissos do clube para jogar a Copa América. Embora em menor número, Inter e Athletico-PR perderam titulares com as ausências de Rochet e Canobbio. Se o Uruguai chegar à decisão da competição, por exemplo, o sexteto será desfalque até 14 de julho, data da final. Até lá, o Brasileirão tem mais cinco rodadas a serem disputadas, além das três realizadas e da atual em andamento.

Mais focado em quebrar o jejum de 13 anos sem títulos da Copa América, o Uruguai não parece se importar muito com os prejuízos causados pela convocação do técnico Marcelo Bielsa na Série A do Brasileirão. Prova disso é o possível pouco espaço dado aos jogadores da elite do país na estreia de hoje. Na prévia da escalação, apenas Rochet e De Arrascaeta aparecem como possíveis titulares contra o Panamá.

Se não bastasse ser secado em massa, o Uruguai precisa se livrar da sina da última Copa América realizada nos Estados Unidos. Em 2016, quando o torneio foi jogado no formado atual, com a presença de países das Américas Central e do Norte, a equipe sequer passou da primeira fase. Caiu precocemente em um grupo com México, Venezuela e Jamaica. Com isso, a energia positiva dos torcedores uruguaios na campanha terá importância ainda mais vital para jogar para escanteio os "desejos negativos" entoados pelos brasileiros contra a celeste.

 

Mais Lidas