A Eurocopa 2024 segue à todo vapor e inicia nesta quarta-feira (19/6) a segunda rodada da fase de grupos da competição na Alemanha. Serão três jogos no sexto dia do principal torneio do velho continente e já com chance de classificação para as seleções dos grupos A e B. Sem confronto direto entre gigantes, o fã da elite europeia poderá curtir a dona da casa de volta à campo e a tradicional Croácia.
A abertura da bateria de partidas é às 10h, em Hamburgo, com os dois derrotados da chave B, Croácia e Albânia. Pedra no sapato de gigantes nos últimos anos, a equipe croata, liderada pelo veterano Luka Modric, precisa vencer para não se complicar no considerado grupo da morte, com Espanha e Itália.
Mais tarde, às 13h, é vez da dona da casa Alemanha encarar a Hungria em frente aos torcedores em Stuttgart. O confronto pode resolver a vida dos alemães na chave em caso de vitória, assim como a Suíça, que pega a Escócia, às 16h, em Colônia. Um triunfo das duas seleções coloca ambas com 6 pontos, enquanto húngaros e escoceses ficariam zerados e jogariam a vida na última rodada pela chance de um lugar na repescagem.
A seguir, o Correio apresenta o melhor do quarto dia de confrontos da Euro 2024.
Croácia x Albânia
A Croácia, finalista de Copa do Mundo e carrasco do Brasil em tempos recentes, talvez não se imaginasse na corda bamba tão cedo na Euro 2024. Vítima do grupo da morte, a seleção de Luka Modric e companhia pode pagar o preço da derrota por 3 x 0 para a Espanha na estreia e ficar perto de se despedir precocemente caso perca para a Albânia. Do lado oposto do campo, os comandados pelo brasileiro Sylvinho perderam de virada para a Itália, mas mostraram qualidade para enfrentar os bichos-papões do continente e planejam surpreender os croatas para seguir vivos no sonho do mata-mata.
Data e hora: Quarta-feira (19/6), às 10h
Local: Volksparkstadion, Hamburgo
Transmissão: Cazé TV e Amazon Prime Video
Escalações prováveis:
Croácia: Livakovic; Stanisic, Sutalo, Gvardiol e Sosa; Modric, Brozovic e Kovacic; Majer, Budimir e Kramaric. Técnico: Zlatko Dalic
Albânia: Strakosha; Hysaj, Ajeti, Djimsiti e Mitaj; Asllani e Ramadani; Laci, Bajrami e Hoxha; Broja. Técnico: Sylvinho
Alemanha x Hungria
Em alta após golear a Escócia por 5 x 1 na abertura, a Alemanha terminou a primeira rodada como a seleção que apresentou o melhor futebol até então. Se vencer novamente, a seleção alemã confirma um lugar nas oitavas de final e cresce a moral para fazer valer o posto de candidato ao título. O adversário da vez será a Hungria, que confia no jovem Dominik Szoboszlai para brigar por pontos preciosos se quiser a classificação. Os húngaros perderam para a Suíça por 3 x 1 e estão em risco na chave. Apesar da tradição ser maior para os germânicos, o retrospecto é equilibrado, com 13 triunfos para Berlim, 11 para Budapeste e 13 empates.
Data e hora: Quarta-feira (19/6), às 13h
Local: MHPArena, Stuttgart
Transmissão: SporTV e Globoplay
Escalações prováveis:
Alemanha: Neuer; Kimmich, Tah, Rudiger, Mittelstadt; Andrich, Kroos; Musiala, Gundogan, Wirtz; Havertz. Técnico: Julian Nagelsmann
Hungria: Gulacsi; Orban, Lang, Szalai; Bolla, Nagy, Schafer, Kerkez; Sallai, Szoboszlai; Varga. Técnico: Marco Rossi
Escócia x Suíça
No outro confronto do grupo A, a Escócia precisa se recuperar após deixar a desejar na goleada para a Alemanha, enquanto a Suíça quer encaminhar a classificação com uma nova vitória. Sem o zagueiro Ryan Porteous, expulso na rodada anterior, os escoceses devem usar Grant Hanley como substituto. As equipes se enfrentam pela primeira vez desde 2006, quando os suíços venceram o amistoso por 3 x 1.
Data e hora: Quarta-feira (19/6), às 16h
Local: Rhein Energie Stadion, Colônia
Transmissão: SporTV e Globoplay
Escalações prováveis:
Escócia: Gunn; Hendry, Hanley e Tierney; Ralston, McTominay, McGregor e Robertson; Christie, McGinn e Adams. Técnico: Steve Clarke.
Suíça: Sommer; Rodríguez, Akanji, Schär e Mbabu; Freuler, Zakaria e Xhaka; Vargas, Amdouni e Shaqiri. Técnico: Murat Yakn
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais