O Saint-Étienne, um dos gigantes do futebol francês, está de volta à elite. Neste domingo, 2/6, em pleno estádio Saint- Symphorien, casa do Metz, após perder no tempo normal por 2 a 1 (placar do jogo de ida), conseguiu fazer um gol no segundo tempo. Assim, com o 2 a 2 na soma dos 120 minutos, assegurou a sua volta à elite neste que foi o mata-mata que decidiu a última vaga à Ligue 1 da próxima temporada.
O Metz entrou nesta repescagem por terminar o Campeonato Francês em antepenúltimo. Lorient e Clermont, os dois últimos, caíram diretamente. Assim, Grenás tiveram de jogar este jogo mata-mata. Já o Saint-Étienne ficou em terceiro lugar na Segundona. Auxerre e Angers subiram diretamente. Os Verts jogaram uma primeira rodada de repescagem eliminando o Rodez e, agora, passaram pelo Metz. O Étienne é o segundo maior vencedor do Campeonato Francês, com dez conquistas, atrás apenas do atual tricampeção PSG (12), Mas não vence desde 1980/81, quando contava com Michel Platini no elenco. O Metz jamais foi campeão francês.
Metz com dez, mas na frente
O jogo começou mal para o Metz. Afinal, logo aos cinco minutos, Papa Diallo acertou a canela de Cafaro e foi expulso. Porém, mesmo com dez, o Metz conseguiu logo fazer dois gols. Aos 17, Lamine Camara pegou uma bola na sua intermediária, avançou, tocou para a direita e foi até a área para concluir e abrir o placar Aos 22, Mikautadze foi derrubado na área. Ele mesmo cobrou o pênalti e ampliou. Este resultado valeria a permanência do time na elite. Porém, o Saint-Étienne diminuiu aos 33. O escanteio da direita cobrado por Chambost, teve um desvio do Moueffek e, na segunda trave, o lateral-esquerdo Leo Petrot concluiu para colocar 2 a 1 no placar.
Pressão do Saint-Étienne
No segundo tempo, o Metz, com um menos, ficou mais preso na defesa, tentando segurar o resultado que ao menos levava para a prorrogação. O Saint-Étienne ficou em cima e com maior posse e finalizações. Chegou a fazer um gol aos 25. Sissoko, na cara do goleiro Oukidja chuteou em cima do arqueiro. Teve sobra e Maçon mandou concluiu para o gol. Mas, após cinco minutos, o VAR anulou por impedimento.
Na prorrogação
Como o placar ficou 2 a 1 nos 90 minutos, mesmo resultado da ida, a decisão foi para a prorrogação. O jogo seguiu com o time vistante em cima e o Metz tentando levar a decisção para os pênaltis. Mas a pressão era grande e, aos dez minutos do segundo tempo, veio o gol do Saint-Étienne. Mbuku rolou na área para o arremate de Wadji. Restavam cinco minutos para o fim e o Metz foi para o desespero tentar o gol que levaria aos pênaltis. Mas não deu. Dessa forma, em 2024/25, o Saint-Étienne estará na elite e os Grenás na Segundona. E com justiça, pois no jogo o time viistante teve 67% de posse e 33 finalizações contra 12 do Metz.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.