A seleção da Geórgia viveu o grande capítulo dos 34 anos de história no planeta bola. A vitória por 2 x 0 diante de Portugal, pela terceira rodada da fase de grupos da Euro 2024, nesta quarta-feira (26/6), na Veltins Arena, em Gelsenkirchen, foi o primeiro triunfo da vida da equipe vermelho e branco em um torneio de grande porte.
Em atividade desde maio de 1990, a trupe do craque do Napoli Khvicha Kvaratskhelia jamais havia sequer participado de uma competição do calibre da Euro. Logo na primeira participação, além de vencer a poderosa seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo, fecha a fase de grupos com vaga carimbada às oitavas de final após uma performance de gala.
O confronto no estádio do Schalke 04 teve o primeiro momento de destaque com menos de dois minutos no relógio. Após sair com a bola do círculo central, a seleção portuguesa trocava passes no primeiro terço do campo enquanto ainda se estruturava.
Um passe errado repentino do zagueiro António Silva, de 20 anos, armou contra-ataque rápido para a Geórgia. Com a bola no pé, Mikautadze rolou par ao craque Kvaratskhelia arrancar e bater na saída de Diogo Costa para abrir o placar: 1 x 0.
Os portugueses, forçados a praticamente começar a partida em desvantagem, corriam ao ataque para reparar o erro proferido. Através dos dois alas e da dupla de meio-campistas pelo centro, rodavam a 'gorducha' de um lado para o outro do gramado. A pressão exercida de primeira era positiva. Assim, conseguiam roubar bolas.
No entanto, tinham dificuldade para encaixar a própria estrutura quando não tinha a posse da pelota. Nestes momentos, Portugal parecia confuso. Ainda assim, eram absolutos. O volume expressivo de jogo não era isento de resultados.
Os 75% de posse de bola eram acompanhados por oito finalizações, à marca dos 30 minutos de jogo. A Geórgia apenas esperava por outra chance de contra-atacar. Foram às redes como a segunda equipe que menos finalizou no torneio, na frente apenas da Escócia.
O cenário se mantinha na segunda etapa. Portugal dominava as ações ofensivas, mas falhava em finalizar as jogadas criadas com êxito. O goleiro georgiano Mamardashivili também era fundamental. Até os 60 minutos, fez três defesas difíceis para salvar a Geórgia. As batidas de Palhinha e Dalot foram defendidas com a ponta dos dedos. Em cobrança de falta da intermediária, Cristiano Ronaldo foi impedido com finalização que alcançou velocidade de 130km/h.
O drama aumentou ainda mais quando o jovem António Silva cometeu novo erro. Ao tentar tomar a bola de Kvaratskhelia, o zagueiro, mesmo que de leve, derrubou o camisa sete georgiano. Da marca da cal, Mikautadze ampliou o placar e o sonho da Geórgia: 2 x 0. Com o tento anotado, o atacante do Metz chegou às três bolas na rede, e alcançou a artilharia momentânea do torneio.
O time lusitano já não tinha o mesmo protagonismo das dezenas de minutos anteriores, sobretudo do primeiro tempo. Enquanto havia finalizado 12 vezes na primeira etapa, na segunda, foram apenas quatro chutes a gol, à marca dos 83 minutos de jogo.
Não tinha jeito: a noite era mesmo da Geórgia. Não havia tempo para mais nada, a não ser para iniciar as preparações para as oitavas de final. Mesmo derrotada, a seleção portuguesa avançou ao mata-mata com a primeira colocação. O adversário da próxima fase será a Eslovênia. Já a Geórgia, terá pela frente mais um candidato ao título, a Espanha. Os confrontos começam a partir do próximo sábado (29/6).
Ficha técnica:
Geórgia 2 x 0 Portugal - terceira rodada da fase de grupos da Euro 2024
Data e hora: Quarta-feira, 26 de junho de 2024, às 16h
Local: Veltins Arena, Gelsenkirchen
Arbitragem: Sandro Schärer, Suíça
Gols: Kvaratskhelia e Mikautadze (Geórgia) ;
Cartões amarelos: Cristiano Ronaldo, Pedro Neto, Rúben Neves (Portugal) ;
Geórgia
Mamardashvili; Kakabadze, Gvelesiani, Kashia, Lochosshvili (Tsitaishvili) e Dvali; Kochorashvili, Kiteishvili e Chakvetadze; Mikautadze e Kvaratskhelia. Técnico: Willy Sagnol
Portugal
Costa; Silva (Semedo), Pereira e Inácio; Dalot, Palhinha (Rúben Neves), João Neves (Nunes) e Neto (Jota); Conceição, Cristiano Ronaldo (Ramos) e Félix. Técnico: Roberto Martínez
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br