string(9) "/esportes"
Peru

Clássico Peru x Chile ultrapassa o ambiente do futebol

Guerra do Pacífico desencadeou relação difícil entre as nações

 Peru's forward Paolo Guerrero (L) and Chile's Jean Beausejour argue during their Russia 2018 FIFA World Cup qualifier football match in Santiago, on October 11, 2016. / AFP / Martin BERNETTI        (Photo credit should read MARTIN BERNETTI/AFP via Getty Images)
       -  (crédito:  AFP via Getty Images)
Peru's forward Paolo Guerrero (L) and Chile's Jean Beausejour argue during their Russia 2018 FIFA World Cup qualifier football match in Santiago, on October 11, 2016. / AFP / Martin BERNETTI (Photo credit should read MARTIN BERNETTI/AFP via Getty Images) - (crédito: AFP via Getty Images)

Nesta sexta-feira (21), o único jogo que dá sequência a disputa da Copa América é Peru x Chile. O duelo acontece às 21h (de Brasília), no AT&T Stadium, e vale pelo mesmo grupo onde estão Argentina e Canadá.

Além de significar a estreia das seleções em questão, o contexto histórico faz com que o chamado Clássico do Pacífico tenha um caráter de rivalidade que ultrapassa o esporte. Cenário esse, aliás, que começou a ser construído ainda no final do século XIX.

Guerra do Pacífico

Durante quatro anos (entre 1879 e 1883), o Chile teve um enfrentamento militar com as forças conjuntas de Bolívia e Peru. O objetivo era anexar a região do Deserto do Atacama que ganhou potencial econômico diante das descobertas de riquezas naturais como guano e salitre, por exemplo. Assim, a situação escalou da questão diplomática para os confrontos que ficaram conhecidos como a Guerra do Pacífico onde os chilenos saíram vitoriosos.

Com isso, o relacionamento político entre chilenos e peruanos ganhou um forte contorno de rivalidade que se reforçou no século XX. Principalmente, pela semelhança de gestão com intuito bélico e nacionalista do período ditatorial que as duas nações viveram. Entre 1968 e 1980, Juan Velasco Alvarado e Francisco Morales Bermúdez foram as figuras autoritárias na adminstração do Peru enquanto, entre 1973 e 1990, o controle do Chile esteve com Augusto Pinochet.

Diante de tais elementos, o futebol não passou ileso a tais questões. Ao longo da história, Peru x Chile sempre registrou confrontos de caráter tenso ao longo dos 84 jogos disputados. Nesse sentido, o retrospecto aponta 46 triunfos do Chile, 14 resultados de igualdade e 24 triunfos dos peruanos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 21/06/2024 16:31