string(9) "/esportes"
Eliminatórias

Penalidade escandalosa não é marcada por árbitro nas Eliminatórias da Concacaf

Árbitro Hakkem Harvey não marcou pênalti de Aedan Scipio em Tyrone Conraad

Árbitro Hakkem Harvey não marcou pênalti de Aedan Scipio em Tyrone Conraad -  (crédito: Foto: Reprodução / YouTube)
Árbitro Hakkem Harvey não marcou pênalti de Aedan Scipio em Tyrone Conraad - (crédito: Foto: Reprodução / YouTube)

É fato que inúmeras situações no futebol, em faltas e pênaltis, geram discussões onde é difícil determinar a parte correta na análise. Porém, um lance que aconteceu nas Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2026, chamou a atenção nesse sentido.

No jogo entre Anguilla e Suriname, no último fim de semana, o atacante Aedan Scipio foi ajudar a defesa de Anguilla após um erro na saída de jogo. Entretanto, de maneira imprudente, ele acertou em cheio as costas de Tyrone Conraad dentro da área.

O lance, aos 13 minutos do primeiro tempo, aconteceu enquanto o árbitro do jogo (Hakkem Harvey) via a situação da altura da meia-lua. Inclusive, sem ter qualquer atleta ou contexto que denote uma visão encoberta. Porém, mesmo assim, a partida prosseguiu sem a marcação de pênalti, já que o embate no Raymond E. Guishard Technical Centre não tinha o recurso do Árbitro de Vídeo. O máximo que aconteceu, após a saída da bola, foi Conraad ser atendido no gramado, já que ele ficou caído em razão do violento choque com Scipio.

Felizmente, no aspecto do resultado, a situação não teve reflexo esportivo, pois o Suriname goleou por 4 a 0. Todavia, isso não impediu que o lance se tornasse viral nas redes sociais dado o caráter de grave erro cometido pelo árbitro natural de São Cristovão e Névis.

Modelo de disputa

Diante da ausência das sedes da próxima Copa do Mundo (Canadá, Estados Unidos e México), a disputa das Eliminatórias para o Mundial de 2026 tem o formato de 30 seleções divididas em seis grupos com cinco integrantes cada. Após quatro jogos, dentro do próprio grupo, os dois melhores de cada chave vão para a terceira fase onde, novamente, existe a divisão por grupos.

Nesse estágio, serão três chaves, compostas por quatro seleções cada, se enfrentando em seis rodadas onde todos jogam três partidas como mandante e três como visitante. No fim, o líder de cada grupo está diretamente na próxima Copa enquanto os dois melhores segundos colocados vão para a represcagem com outra confederação.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 10/06/2024 17:43