A Premier League votou nesta quinta-feira (6) a continuidade do VAR para a próxima temporada, após proposta apresentada pelo Wolverhampton. De acordo com informações da ‘BBC Sports’, para que a proposição dos Wolves fosse aceita, 14 dos 20 clubes deveriam concordar. No entanto, o clube acabou sozinho nesta questão, tendo sido o único a votar a favor.
Por meio de um comunicado divulgado em seu site oficial, a Premier League garantiu a continuidade do sistema, mas afirma que serão feitas melhorias na utilização em prol do espetáculo.
“Os clubes da Premier League votaram hoje a favor de continuar a operar o VAR na Premier League. Embora o VAR produza uma tomada de decisão mais precisa, foi estabelecido que melhorias devem ser feitas para o benefício do jogo e dos torcedores”, diz o comunicado da liga.
LEIA MAIS: Premiação da Bola de Ouro tem data definida. Vini Jr no páreo!
Contudo, apesar da votação desfavorável, a proposta dos Wolves resultou em melhorias na arbitragem de vídeo, em parceria com a PGMOL, entidade que regula a arbitragem da Premier League.
As melhorias do VAR na Premier League incluem:
- Maior prudência no uso do VAR para reduzir interrupções no jogo.
- Diminuição dos atrasos nos jogos com o uso de tecnologia de impedimento semiautomático.
- Melhor experiência para os torcedores no estádio, com menos atrasos, anúncios dos árbitros após mudanças de decisão pelo VAR e, sempre que possível, replays para explicar as decisões.
- Colaboração com a PGMOL para aprimorar o treinamento dos árbitros no uso do VAR, tornando-o mais robusto, consistente e preciso.
- Aumento da transparência sobre o VAR, divulgando as comunicações do Match Center da Premier League e em programas de transmissão.
- Implementação de uma campanha de comunicação para esclarecer o papel do VAR aos torcedores e partes interessadas.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br