O zagueiro Gary Medel perdeu espaço no Vasco desde a saída do técnico Ramón Díaz. E, após nove gols sofridos em dois jogos, a defesa do time volta a ser alvo de críticas.
Mas afinal: o Cruz-Maltino melhorou ou piorou seu sistema defensivo desde a saída do seu capitão? O Jogada10 traz, então, números da temporada do Vasco com e sem o chileno.
Medel em campo
O jogador de 36 anos esteve em campo em 12 partidas de 2024, com um aproveitamento de 55,5%. Com ele atuando, aliás, o Cruz-Maltino perdeu apenas duas partidas no ano. Foram nos jogos contra Nova Iguaçu (1 a 0, pela volta da semifinal do Carioca) e Criciúma (Brasileirão).
Contra os catarinenses, apesar do placar elástico (4 a 0 em pleno São Januário), o zagueiro fora substituído ainda no intervalo, quando o placar apontava, então, “somente” 1 a 0 para os visitantes.
Vale lembrar que a maioria destas 12 aparições de Medel foram no Campeonato Carioca, torneio cujo nível é inferior aos outros que o Vasco disputa. Apesar disso, a mudança nos números é brusca em se comparando o Gigante da Colina com/sem seu capitão.
LEIA MAIS: Vasco vê empréstimo como caminho mais viável para chegada de Coutinho
Nos minutos em que Medel esteve em campo, o Vasco sofreu “apenas” dez dos 36 gols que concedeu em 2024. O número poderia chegar a 14, mas quatro gols aconteceram após a saída (substituição) do chileno.
Sem Medel em campo
Sem o capitão, porém, o Cruz-Maltino já sofreu 26 gols. Além disso, o aproveitamento despenca para 41,6% quando ele não atua. Dessa forma, as diferenças mais visíveis nos números vêm em dois quesitos. O primeiro é o saldo de gols. Se quando Medel esteve em campo o número era de oito gols feitos a mais do que sofridos, sem ele o saldo é negativo: -7.
O outro é de quantos minutos o Vasco precisa para levar um gol. Com Medel em campo, o time só era vazado a cada 95,7 (mais de um jogo inteiro). Por outro lado, nos minutos em que o jogador não estava jogando, o número despenca para 46,2. Ou seja: praticamente um gol por tempo de jogo.
Confira os números
Com Medel
- Jogos: 12* (7 completos)
- Vitórias: 5
- Empates: 5
- Derrotas: 2
- Aproveitamento: 55,5%
- Gols feitos: 18
- Gols sofridos: 10
- Saldo: 8
- Minutos em campo: 957 (de 1.080 possíveis)
- Minutos para sofrer gol: 95,7
*Medel foi substituído quatro vezes e expulso em uma ocasião
Sem Medel
- Jogos: 12
- Vitórias: 4
- Empates: 3
- Derrotas: 5
- Aproveitamento: 41,6%
- Gols feitos: 19
- Gols sofridos: 26
- Saldo: -7
- Minutos: 1.203
- Minutos para sofrer gol: 46,2
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br