Através de seus canais oficiais, a LDU comunicou a demissão do técnico espanhol Josep Alcácer. O profissional de 44 anos veio em reposição a saída do argentino Luis Zubeldía, hoje no comando do São Paulo.
Com histórico de maior experiência como técnico do futebol feminino na Espanha, a Liga de Quito foi a segunda experiência como treinador de Alcácer no masculino. Antes, ele angariou experiências no papel de auxiliar em clubes como Castellón, Gijón, Elche, Getafe, Villarreal e Granada. Além dos citados, ele dirigiu o time do Alcorcón B.
Sob o comando da LDU, Josep Alcácer construiu retrospecto de 20 partidas com o aproveitamento de dez vitórias, três empates e sete derrotas. Nesse sentido, no Campeonato Equatoriano, o time tem campanha regular após 13 rodadas disputadas onde, com 26 pontos, está na quarta posição. A distância para o líder, Independiente del Valle, é de somente três pontos. Entretanto, quando o assunto são os compromissos continentais, a situação muda de figura drasticamente.
Na Recopa, após vencer como mandante o Fluminense, por 1 a 0, a Liga foi derrotada no Maracanã e ficou com o vice-campeonato. Na Libertadores, passadas seis rodadas, os equatorianos estão na lanterna do D, com quatro pontos, e não tem mais chances matemáticas de avançar para as oitavas de final. Com isso, o duelo da rodada derradeira, contra o Universitario, vale vaga na sequência da Sul-Americana, torneio onde é a campeã vigente.
Curiosamente, os resultados fora do país aconteceram sem a presença de Alcácer no banco de reservas. Como o profissional espanhol não possuía uma licença aceita pela Conmebol, o assistente Adrián Gabbarini fazia o papel de figura principal à beira do gramado.
Quem assume?
Fato é que, enquanto o clube busca um novo técnico, a escolha interina para a função é de grande identificação com o clube. Trata-se de Patricio Hurtado, figura que defendeu as cores da LDU enquanto atleta entre 1994 e 2000. Antes de assumir o cargo, Hurtado estava atuando no clube como conselheiro da diretoria na gestão do presidente Isaac Álvarez.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br