O técnico Dorival Júnior anunciou a lista de convocados para representar a seleção brasileira na Copa América e nos amistosos antes da competição, em junho. Assim, Dorival Júnior explicou que uma possível indefinição do Campeonato Brasileiro devido às enchentes do Rio Grande do Sul não pesaram para a diminuição de atletas que atuam no país na lista.
“Nenhuma relação. Uma decisão puramente técnica. Procuramos avaliar e analisar todos os jogadores em atividade. Não importa idade, clubes ou qualquer outra situação que não seja o momento de cada atleta e a entrega que possa apresentar. Logicamente que o processo de avaliação é difícil, tivemos 14 jogadores afastados no primeiro momento”, elucidou.
“Alguns que tiveram que ser cortados na nossa apresentação. É um risco natural que estamos preparados. Aqueles que foram, deixaram ótimas respostas. Não estando agora não quer dizer nada. Caso tenhamos necessidade de alteração técnica ou médica, nós o faremos para a Copa América”, completou.
Ao todo, somente Bento, do Athletico-PR, Guilherme Arana, do Atlético-MG, e Endrick, Palmeiras, estão na lista. Uma diminuição considerável, visto que nove nomes, que atuam no futebol brasileiro foram convocados para os amistosos contra Inglaterra e Espanha. Vale lembrar que o atacante deixará o Alviverde em julho rumo ao Real Madrid.
“Contra a Inglaterra e Espanha foram 26 nomes, algo diferente deste momento. Temos até dia 12, que coincide com o nosso amistoso, a data limite para entregar a lista oficial para a Copa América. E depois, até a véspera da estreia para qualquer alteração clínica, se porventura tivermos alguma lesão. Esse é o cronograma para qualquer alteração que venha a acontecer.” disse Rodrigo Caetano.
Amistosos e Copa América
Essa é apenas a segunda convocação de Dorival à frente da Seleção, que assumiu no início do ano ao substituir Fernando Diniz, do Fluminense. A Copa América acontece nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 julho. Antes disso, o Brasil terá amistosos contra o México, no dia 8 de junho, e os próprios EUA, no dia 12, ambos em solo norte-americano.
Dessa forma, a comissão técnica planeja que os convocados que atuam no exterior se apresentem no dia 30. Por outro lado, os atletas que defendem times brasileiros são aguardados a partir de 3 de junho. A exceção, aliás, ficará por conta de Vini Jr, Militão e Rodrygo, do Real Madrid, que disputam a decisão da Champions League, no dia 1º de junho, em Londres.
Por fim, a preparação para a Copa América acontece em Orlando, na Flórida. Em campo, a seleção estreia contra a Costa Rica, em 24 de junho, no SoFi Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles, na Califórnia. Em seguida, mede forças com Paraguai e Colômbia na fase de grupos.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br