Nesta segunda-feira (22) aconteceram as entregas do Prêmio Laureus 2024, em Madri. A 25ª edição da premiação esportiva contou com dois brasileiros na lista. Rayssa Leal e Filipe Toledo concorriam na categoria "melhor atleta nos esportes de ação", pelo desempenho no skate e surf, respectivamente. Este é um dos maiores reconhecimentos no universo esportivo. Nomes como Lionel Messi, Max Verstappen, Erling Haaland, Novak Djokovic e Jude Bellingham marcaram presença em diferentes categorias no evento.
Confira todos os vencedores de cada categoria:
Melhor atleta mulher do ano: Aitana Bonmati
Melhor atleta homem do ano: Novak Djokovic
Melhor atleta nos esportes de ação: Arisa Trew
Esporte pelo bem: Fundación Rafa Nadal
Revelação do ano: Jude Bellingham
Melhor paratleta: Diede de Groot
Retorno do ano: Simone Biles
Equipe do ano: Seleção Feminina da Espanha
Os vencedores
Esta foi a 5ª vez que o tenista Novak Djokovic levou o Prêmio Laureus de Atleta do Ano, em seis indicações. O servo lidera o ranking do esporte há mais de 400 semanas e confirma o favoritismo. Ele concorria na principal categoria contra Max Verstappen, Erling Haaland, Lionel Messi, Noah Lyles e Armand Duplantis.
Outro destaque foi a Seleção Espanhola de Futebol que mostrou a força como Equipe do Ano. Pela primeira vez na história uma equipe feminina venceu a categoria. A espanholas foram campeãs da Copa do Mundo de 2023 e além de levantar o caneco protagonizaram momentos de superação, incluindo denúncia de assédio.
O Brasil saiu zerado da premiação. Os dois representantes foram superados por Arisa Trew. A australiana de apenas 13 anos foi a primeira skatista mulher a vencer na categoria "Melhor atleta nos esportes de ação". Em junho do ano passado, ela entrou na história como a primeira mulher a realizar manobra de 720º.