As quartas de final da Liga dos Campeões parecem não permitir jogos ruins, então Atlético de Madrid e Borussia Dortmund seguiram o comando. Em mais um bom jogo do principal torneio da Europa, o time espanhol abriu 2 x 1 e saiu em vantagem no confronto de ida, nesta quarta-feira (10/4), no estádio Metropolitano, em Madri. Os gols da vitória foram de Rodrigo de Paul e do brasileiro Samuel Lino, e Sébastien Haller descontou para os alemães.
A equipe de Diego Simeone dominou o primeiro tempo e não perdoou os erros da zaga visitante para abrir 2 x 0 antes do intervalo. Do outro lado, o Borussia só começou a reagir na segunda etapa, mas o gol de honra serviu como um alívio para os aurinegros, pois o cenário parecia de que os madrilenhos iam resolver o confronto ainda na ida.
A volta em Dortmund, na próxima terça (16/4), define quem avança para a semifinal e terá Barcelona ou PSG pelo caminho. Qualquer vitória do Borussia por um gol leva a partida para os pênaltis, mas por mais de dois de vantagem dá a classificação para os alemães. Ao Atlético, basta um empate por qualquer placar ou um novo triunfo para seguir ao top-4 do continente.
O jogo
Não demorou muito para o Atleti começar a construir a vitória em cima dos erros do adversário. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, o goleiro Kobel deu um passe na fogueira para Maatsen, que errou a devolução de primeira e a bola sobrou de presente para de Paul. O argentino só precisou ajeitar e bater no canto, livre de marcação, para abrir o placar a favor dos donos da casa.
O gol no começo deu um gás a mais e o que se viu foi um completo domínio madrilenho em campo. O time colchonero seguiu pressionando e o segundo tento surgiu novamente em um vacilo. A dupla de zaga alemã, formada por Hummels e Schlotterbeck, se atrapalhou, a bola sobrou para Morata servir Griezmann, que com um toque de categoria abriu para Samuel Lino dominar e bater na saída do goleiro, aumentando a vantagem para 2 x 0.
Dortmund só foi começar a entrar no jogo no segundo tempo, com as entradas de Brandt e Haller. Foi justamente da dupla o lance do gol que diminuiu o prejuízo: o meia achou um bolão para o atacante marfinense, que contou com uma ajuda de Molina no domínio e bateu forte para tirar o outro zero do placar.
Enquanto o Atlético ainda oferecia perigo no contra-ataque, os alemães seguiram apertando em busca do empate e quase tiveram a chance nos acréscimos. Já aos 50 da etapa final, Brandt completou de cabeça um cruzamento da direita e carimbou o travessão de Oblak para arrancar um suspiro da arquibancada, mas a bola saiu em seguida e a partida terminou em 2 x 1 para os donos da casa.
Ficha técnica:
Atlético de Madrid 2 x 1 Borussia Dortmund
Real Madrid
Oblak; Witsel, Giménez, Azpilicueta; Molina, Llorente, Koke, de Paul (Correa) e Lino; Griezmann e Morata (Barrios). Técnico: Diego Simeone
Manchester City
Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Sabitzer (Reus), Can (Ozcan) e Nmecha (Brandt); Sancho, Fullkrug (Haller) e Adeyemi (Bynoe-Gittens). Técnico: Edin Terzic
Gols: Rodrigo de Paul e Samuel Lino (Atlético); Sébastien Haller (Dortmund)
Cartões amarelos: Lino, Llorente e Giménez (Atlético); Can e Maatsen (Dortmund)
Arbitragem: Marco Guida (Itália)
Estádio: Civitas Metropolitano (Madri)
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima